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30 de julho de 2008

Brasileirão 2008 (ISS1/Excite Stage Hack)

Fabricante: TEGBRASIL
Gênero: Esportes / Hack
Ano de lançamento: 2008

Este jogo trata-se de um hack do hack, para entendermos, é o jogo "International Superstar Soccer 1" hackeado de "Excite Stage" e editado novamente pela equipe da TEGBRASIL.



Nesta versão, o áudio do jogo incluindo narração é a mesma da versão em "Excite Stage".
As mudanças estão nos gráficos, cores, clubes e jogadores, contando com uma grande variedade de clubes brasileiros e a escalação dos times estão de acordo com a temporada 2008!


Prós:
Times Brasileiros e elencos de acordo com a temporada 2008!

Contras:
Nada.

Considerações finais: Mais uma vez, a equipe de TEGBRASIL está de parabéns, depois de terem feito o ótimo remake da versão "Deluxe/Futebol Brasileiro 96", agora mais um só que da versão "International Superstar Soccer 1".

Site do Desenvolvedor: www.tegbrasil.cjb.net

The Adventures of Kid Kleets

Fabricante: Ocean Software
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 1994

The Adventures of Kid Kleets é um jogo bem interessante de aventura que mistura elementos de futebol. Sim, aqui nesse jogo você poderá se transformar num verdadeiro jogar e mostrar toda sua habilidade no campo 16-bits!

Você controlará Kleets que anda sempre com a bola nos pés. A bola é usada como "arma', na qual você terá que chuta-la para derrotar seus inimigos. Mas a bola não fica grudada, então tem que tomar cuidado para não a perder pela fase, pois é chato ficar correndo atrás dela, hehe.

A jogabilidade me agradou muito; os movimentos são simples e bem legais de serem executados; os itens do jogo são pegos com uma bolada! O Kleets roda o mundo mostrando seu futebol, e cada fase a dificuldade vai aumentado (como deve ser). E sem contar que os gráficos desse jogo são demais!

Eu particularmente gostei muito do jogo pois para mim é algo novo no Super Nintendo. Nunca havia visto nada parecido com The Adventures of kid Kleets. Um clássico para Super Nintendo.

Prós: jogabilidade, gráficos.

Contras: Achei a trilha sonora chata...

Considerações finais: Um ótimo jogo de aventura para Super Nintendo. Indispensável!

29 de julho de 2008

BS Chrono Trigger - Music Library

Fabricante: Square
Gênero: Trilha Sonora, Outros
Ano de lançamento: 1995

Este não é bem um jogo normal, na verdade é uma coletânea com todas as músicas do jogo "Chrono Trigger", para escolher as músicas basta pressionar "para cima" ou "para baixo", agora pressione "A" para tocar e o botão "B" para a música.

Indicado para quem quer fazer gravação das magníficas músicas do jogo.

Prós: Contém a trilha sonora completa de "Chrono Trigger".

Contras: N/A.

Considerações finais: Apesar de não ser um jogo, é uma boa ferramenta para quem quiser gravar as músicas de um jeito mais fácil e rápido, ja que aqui você não precisará jogar todo o jogo só para pegar as músicas. Lançado somente para o sistema "Satellaview" no Japão.

BS Chrono Trigger - Jet Bike Special

Fabricante: Square
Gênero: Corrida
Ano de lançamento: 1995

Mais um jogo lançado para o sistema "Satellaview", inspirado no jogo "Chrono Trigger", mas desta vez não se trata de um RPG, e sim um jogo de corrida. No jogo original Chrono Trigger, há uma parte em que você disputa uma corrida com um corredor profissional "Jonny", neste jogo você joga somente neste cenário, a corrida.


Há dois modos, no "Game Mode 1", você disputa a corrida com 3 nitros. No "Game Mode 2", você corre na raça sem nitros.

O jogo conta também com marcação de tempo e tabela de records.

Prós:
Gráficos razoáveis e boa diversão.

Contras: O jogo é muito curto.

Considerações finais: O único jogo da "Square" de corrida, baseado em um RPG muito conhecido, mais uma raridade lançada apenas para o sistema "Satellaview" no Japão.

28 de julho de 2008

As 10 melhores músicas dos jogos de SNES

O Osmar Mesquita, dono do www.bombadigital.com postou um vídeo e dedicou a mim. Quando vi o vídeo eu adorei! Trata-se de as 10 melhores músicas dos clássicos para Super Nintendo. Tá bem que gosto não se discute, mas até que a seleção está boa...


E ai, o que vocês acharam?

27 de julho de 2008

Exhaust Heat

Fabricante: Ocean
Gênero: Corrida
Ano de lançamento: 1992

Esse é um jogo para os amantes de velocidade do Super Nintendo. O jogo de corrida - Formula 1- exigirá de você toda sua experiência passada com Top Gear e outros jogos do gênero.

Exhaust Heat é um jogo que tem muitos elementos legais em um jogo de corrida: carro fácil de ser controlado, peças para serem compradas, gráficos legais (menos os dos carros) e variadas pistas. O jogador antes de começar a corrida, ele tem a opção de testar a pista ou treinar, para assim poder correr para definir a posição na qual irá largar na corrida oficial.

A jogabilidade é legal, mas parece que você controla a pista ao invés do carro, hehe. Ao ganhar das corridas, você irá passando por países até chegar na grande final. Entretanto, para ter um bom desenvolvimento nas corridas, é essencial você dar um 'upgrade' no seu carro, sempre comprando peças (principalmente motor e rodas).

Prós: Os gráficos do cenário são bem legais e a jogabilidade também.

Contras: O gráfico do carro poderia ser melhor. Tudo bem que o jogo é de 92...

Considerações finais: Mas um jogo de carro para você testar seus conhecimentos como motorista virtual. Para quem tem seu carro em Top Gear, Exhaust Heat vai ser fácil. Ou não...

26 de julho de 2008

BS Super Famicom Wars

Fabricante: Nintendo / Intelligent Systems
Gênero: Estratégia
Ano de lançamento: 1998

Mais um jogo desenvolvido para o sistema "Satellaview", muitos gamers devem ter jogado o jogo "Advance Wars" para "GameBoy Advance", mas poucos sabem que ele teve um antecessor, sim no Super Famicom(SNES). Este jogo de estratégia é bem parecido com o do GBA, você joga com o adversário e administra um QG com diversos tipos de tanques, aviões e navios.
Sua missão é destruir todas os tanques inimigos até que não sobre nenhum, cada jogador começa numa área(base) reservada no mapa e deve construir mais tanques e se movimentar a cada turno de jogo, para construir você deve escolher o prédio central onde fica seu QG e escolher o tipo de tanque que deseja construir, na próxima rodada você deverá movimentá-los em postos estratégicos num espaço do mapa para derrubar
seu adversário, além disso, você ainda pode capturar os prédios que ainda não estão ocupados ou do inimigo para aumentar sua renda por turno, tendo mais dinheiro para comprar tanques mais potentes.






Prós: Boa diversão, é um jogo de muita estratégia e inteligência.

Contras: N/A.

Considerações finais: Este jogo foi o que veio antes de "Advance Wars", porém esta versão só saiu no Japão para o sistema de modem, jamais lançado no ocidente, mais uma vez nós, que jogamos via emuladores, poderemos desfrutar desta raridade!

25 de julho de 2008

Gente, ajudem a gente!

Gente, peço a ajuda de voces mais uma vez. O Fabrini Gadelha, do blog megabalaio.com está fazendo uma promoção na qual estamos participando.

A promoção é o seguinte: O blog que mais mandar visitas para o blog dele, ganhará dois meses de hospedagem grátis e um dominio .info também!

Então galera, a promoção acaba hoje a noite, vamos ganhar essa parada? Para visitar o Mega Balaio é só clicar aqui >>>

Vamos mandar umas mil visitas para ganhar promoção (hehehe). No final da noite irei divulgar o resultado, Conto com vocês! :)

Arte: Cenário Inicial do Super Metroid

Olhem só esse desenho que o cara fez na parede do quarto dele:

O Artista disse que o desenho ainda não está completo; ainda falta o céu e um pouco do cénario. Se fosse para fazer alguma arte de algum jogo do Super Nintendo, qual voce faria?

Dica do Will, do blog www.macacumor.blogspot.com

24 de julho de 2008

Pinocchio

Fabricante: Walt Disney Company
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 1996

Quem não conhece a famosa estória do Pinocchio? O menino de madeira que quanto mais mente mais seu nariz cresce? Com certeza o melhor jogo produzido pela Disney. Pinocchio, jogo baseado na famosa fábula de Walt Disney também fora lançado para Mega Drive, no qual eu não joguei (ainda) mas dizem que é tão bom quanto.

A primeira coisa a se impressionar nesse jogo são os gráficos. Os gráficos dos personagens parecem uma mescla de 3D com 2D, fazendo-os perfeitos. Os do cenário não deixa por menos. A jogabilidade é bem simples: no inicio é só andar e pular. Com o tempo Pinocchio irá aprender movimentos para 'atingir' seus 'inimigos' (que geralmente são crianças atirando bolas, pedras, etc). O jogo é baseado todo no livro, e segue sequência de fatos.

O jogo tem uma dificuldade bem legal: não é fácil e nem é muito difícil. Muito divertido, isso sim. Na segunda fase você jogará com com aquele grilo (esqueci o nome dele), apenas para afastar umas mariposas de uma lâmpada (desculpa, tive que contar). As fases tem muitos elementos que te lançam para cima, muitas passagens, janelas que serve de apoio (estilo Aladdin), etc.

Uma coisa muito legal também são os desafios que aparecem para você fazer. No inicio tem um desafio bem legal: você terá que dançar seguindo os comandos dos dançarinos que estão ao seu lado. Você não poderá dar bobeira e terá que prestar bastante atenção nos movimentos para não perder energia e consequentemente vida.

E sem contar com a excelente trilha sonora que o jogo tem. As músicas variam ao decorrer da estória, fazendo o jogo mais emocionante ainda. Na minha opinião: o melhor jogo da Disney Produzi para Super Nintendo!

Prós: Gráficos, jogabilidade, trilha sonora.

Contras: Inicialmente você poderá encontrar certa dificuldade para entender o jogo, mas ao decorrer você entenderá fácil.

Considerações finais: Pinocchio é do tipo de jogo que nem adianta falar, é preciso jogar. E olhem só, eu estou falando que o jogo é excelente e meu nariz nem cresceu!

23 de julho de 2008

BS Excitebike Bun Bun Mario Battle Stadium #3

Fabricante: Nintendo
Gênero: Corrida
Ano de lançamento: 1997

Esse jogo é a versão melhorada de "Excitebike" para "NES" só que com gráficos, sons melhorados e com a presença da turma do Mário. Lançado somente para o sistema "Satellaview".

Ganhou 4 versões; na 1ª apenas Mario, Luigi e Toad são selecionáveis; na 2ª versão Wario também é selecionável; na 3ª a Princesa também é selecionável; na 4ª Luigi saiu e entrou Yoshi em seu lugar. As pistas são diferentes em todas as versões, mas é o mesmo jogo.

Para começar o jogo, é preciso esperar aparecer o letreiro, aparecer a tela de título, esperar a demonstração de como se joga o jogo com Luigi, e depois sim escolher seu jogador e jogar na pista, o que demora um pouco, por isso se você estiver usando o emulador Zsnes, aperte e segure a tecla que fica abaixo do "ESC", ["] (áspas). Isso fará com que a emulação seja rodada em modo turbo, assim o jogo começará mais rápido.

Prós: Gráficos ótimos e boa diversão!

Contras: N/A.

Considerações finais: Este jogo é uma novidade para nós que jogamos via emulador e uma raridade para quem já jogou este que só pôde ser jogado oficialmente no Japão via modem "Satelliview".

Super Mad Champ

Fabricante: Tsukuda Original
Gênero: Corrida
Ano de lançamento: 1995

Esse é um jogo de corrida com motos que mistura um pouco de "Suzuka" com "Road Rash" em que você pode pular com as motos em cima dos adversários e derrubá-los, eles também podem te derrubar e você pode sair na porrada com eles no meio da pista e tirá-los da corrida mais rápido, pode roubar a moto deles e segir em frente.


Para acelerar, basta pressionar "Y", para sair da moto basta para-la e pressionar "A" ou "B", para voltar a moto o comando é o mesmo. Quando estiver fora da moto, os comandos serão usados para pular, socar e dar voadoras nos oponentes!

Prós: Gráficos médios e boa diversão.

Contras: A corrida é um pouco lenta.

Considerações finais: Este é uma opção para um jogo de corrida, em que um dos objetivos é chegar na frente, mas não só isso! Vale muito a pena pela diversão de lutar com o oponente no meio da estrada!

Fatality bugado no Mortal Kombat 3

Não sei se é cheat ou bug mesmo, mas que é estranho é.


Eu gostaria de aprender fazer isso, pois o NightWolf é meu personagem favorito.

Gente, agora um comunicado: A minha Internet está uma drog* e estou numa lan house. Não sei quanto tempo a minha Internet vai ficar OFF, mas não se preocupem pois o blog não vai ficar à deriva. Enquanto isso, visite dois sites que ajudaram e muito nosso blog crescer:

http://www.bobagento.com/
www.tolicesdoorkut.com/

22 de julho de 2008

Operation Logic Bomb

Fabricante: Jaleco
Gênero: Ação
Ano de lançamento: 1993

Operation Logic Bomb foi um jogo que uma vez um colega me emprestou uma vez e na época não gostei muito... e não mudou muita coisa desses tempos pra cá.

O jogador controla o personagem num cenário (que parece ser um laboratório de alta tecnologia) e que é visto de cima. O Objetivo é ir desarmando e armando coisas pela fase (bom, pelo menos foi o que eu entendi). Os inimigos aparecem em montes; mas não se preocupe, pois aqui nesse jogo tem um bug muito grande. Os inimigos (o seu personagem também!) só atiram em 4 direções: esquerda, direita, cima e baixo. Se você ficar em uma direção estratégica os inimigos não irão te acertar.

Tirando os bugs de lado, o jogo não possui nenhuma dificuldade. Sim, esse é um jogo muito fácil de ser jogado e difícil de ser entendido. O personagem tem inicialmente dois tipos de tiro: um que vai em linha reta (é mais rápido) e outro que sai de 3 em 3 tiros (é mais lento porém atingir melhor os inimigos). Como já era de se imaginar, a trilha sonora desse jogo é fraca demais.

Prós: Nada de mais, talvez os bugs do jogo.

Contras: Jogabilidade, trilha sonora, bugs.

Considerações finais: São poucos os jogos que não gosto para Super Nintendo, mas sinceramente, esse não tem nada demais, é um jogo sem graça. Se você conseguir jogar esse jogo por mais de 1 hora, considere-se um vencedor de um grande desafio.

Dicas: Mighty Morphing Power Rangers The Fighting Edition

Para ver o review desse clássico para Super Nintendo clique aqui. Primeiramente gostaria de ressaltar que a primeira dica aqui é aquele código secreto que aparece no final do jogo quando é terminado no modo hard.

Jogue como Ivan Ooze (Ultimo chefão)
Escolhe o modo Fighting Mode e coloque aquele cursor em cima do personagem selecionado, antes de escolhe-lo, Segure Y + X e depois Start

Escolher o personagem do oponente
Aperte o botão Select no segundo controle no Fighting Mode e você poderá escolher o personagem e jogar contra ele, que será controlado pela máquina. Caso não quiser jogar e sim ver um episódio de Power Ranges em 16-bits, aperte também o botão Select no primeiro controle, ai os dois personagens serão controlados pelo CPU.

21 de julho de 2008

Dois Mods muito legais do Super Nintendo

O primeiro Super Nintendo modificado é para aqueles que querem o Design Tecnológico com a qualidade clássica da Nintendo. Sim, esse é um SNES com a aparência do Nintendo Wii. Eu realmente gostei muito do design - que ficou idêntico com o do Wii - e gostaria muito de um dia poder jogar num SNES desses.

A arte é do frances Kotomi que intitulou sua criação como Super Nii. Digamos que é um Virtual Console mais 'primitivo'.

A outra Arte é algo mais bonito e acredito que "raro" de se achar por ai. Trata-se de um Super Nintendo portátil de madeira. Como se pode ver, o jogo que aparece é o clássico Star Fox, que deve ser uma emoção a mais. Se eu tivesse uma console desse eu acho que nem jogaria. Sei lá, acho que teria medo de quebrar ou até mesmo arranhar.

Com certeza esses dois modelos devem ser únicos, e se fossem vendidos seriam um olho da cara. Se eu tivesse a capacidade de modificar e dar um tema para meu Super Nintendo com certeza seria Super Metroid ou Donkey Kong Country. E você, qual tema você colocaria no seu snes?

Wolf Child

Fabricante: Core Desgin Ltd
Gênero: Ação
Ano de lançamento: 1992

Quando vi a tela do jogo e vi o personagem principal, achei algo familiar: o personagem parecia o He-man. Eu pensei que o jogo teria algo nesse estilo, meio mediaval, sei lá. Mas quando comecei a jogar vi que não tinha nada disso. E o jogo era bem diferente por sinal.

O jogo começa em cima de uma nave cheia de inimigos. O jogador controla o Wolf Child, que como diz o título, tem o poder de transformar-se em lobo. Para se transformar em lobo, é necessário pegar um item que mais parece uma esfera (ou é necessário apenas ficar com a energia completa?). A única diferença da forma de lobo para forma humana é que a forma 'wolf' é possível soltar magias, coisa que na forma humana não dá, é limitado apenas com socos. Quando voce perder 3 blocos de energia, o encanto vai embora.

A jogabilidade é meio estranha. O personagem principal tem poucos golpes, e seus movimentos são meio limitados. Além do soco, você poderá também jogar uma bomba, que poderá ser pega como item no decorrer do jogo. Os gráficos são legais, o gráfico do personagem principal me lembrou um pouco Castlevania. Alguém mais teve essa impressão?

Prós: Os gráficos são bons, principalmente os dos chefões.

Contras: A jogabilidade de Wolf Child é bem fraquinha...

Considerações finais: Um jogo legal para Super Nintendo. Deve ser jogado quando Castlevania tiver indisponivel, ou até mesmo quando for noite de lua cheia.

20 de julho de 2008

Pac-Man 2: The New Adventures

Fabricante: Namco
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 1994

Pac-Man foi um grande marco na evolução dos games, todo mundo sabe disso não é mesmo? Popularmente conhecido como o jogo do come-come, o jogo foi um sucesso da 2 geração dos games. Agora, imaginem o Pac-Man com filhos, casado e tendo que cumprir simples tarefas? Não está acreditando não é mesmo?

O estilo clássico de Pac-Man ficou para trás. Em Pac-Man 2: The NewAdventures o estilo muda para aventura, o personagem ganha pernas e braços, em um jogo meio que educativo. Você na verdade controlará uma atiradeira e com ela terá que guiar Pac-Man para fazer suas atividades. Por exemplo, logo no inicio do jogo você terá que pegar leite para o Pac-Baby.

Você poderá atirar em tudo com sua atiradeira, inclusive no próprio Pac-Man. Há também a possibilidade de jogar uma bolinha (a clássica!) e ele se transforma em um Super Heroi, voando para um lado e para o outro loucamente. Os gráficos do jogo são bem legais e o jogo em si não é fácil; em suma, é um jogo divertido.

Prós: Gráficos legais.

Contras: Eu sinceramente não gostei muito da jogabilidade.

Considerações Finais: Pac-Man 2: The New Adventures mostra o outro lado da bolinha amarela. Eu gostei do jogo mas prefiro o clássico, que inclusive tem para Super Nintendo e em breve será postado no blog. E você, o que achou desse jogo?

19 de julho de 2008

Donkey Kong Country em 24:24

O cara termina o jogo em 24 minutos e 24 segundos. O que mais impressiona nesse vídeo é a habilidade do jogador. Confira:


18 de julho de 2008

Alien 3

Fabricante: LJN, Ltd. / Probe Software Ltd.
Gênero: Ação / Plataforma
Ano de lançamento: 1993

A tenente "Ellen Ripley" está dormindo na câmara criogênica a bordo da nave espacial "Sulaco". Um incêndio ocorre na câmara fazendo com que "Ripley" seja colocada em um VEA (Veículo de Escapamento de Emergência), que é lançado para o espaço. Este veículo cai em terras do planeta "Florina - Fury 161", um planeta que abriga uma prisão de segurança máxima. Então ela descobre que a prisão está rodiada de "Aliens".

"Alien 3" para o Super Nintendo é muito diferente da sua versão lançada para NES. O jogo consiste em seis fases e em cada uma você deve fazer uma série de missões para passar de fase que incluem resgatar presos; consertar encanamentos, fusíveis, caixas de junção; soldar fechadura de portas e destruir ovos alienígenas, bem como a mãe alienígena. Depois de ter cumprido todas as missões em uma fase, você receber uma nova missão e objetivos. As missões são descritas através de um terminal e uma série de projetos vão ajudá-lo no seu caminho através do complexo.

Tornando difícil o seu trabalho são vários os tipos de aliens, os quais podem ser mortos usando fuzis de pulso, lançadores de granadas e lançadores de fogo. Kits médicos podem ser pegos durante as fases para aumentar a sua energia.




Prós: Gráficos medianos e muita ação.

Contras: O alto grau de dificuldade.

Considerações finais: Alien é um jogo com muita ação sendo assim um dos mais difíceis do SNES, para chegar ao final você vai ter que jogar muito.


Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edition

Fabricante: Bandai
Gênero: Luta
Ano de lançamento: 1995

Mais uma vez os Powers Rangers dão as cara no Super Nintendo, mas agora detonando tudo. Em seu melhor jogo para SNES, os Rangers não são os principais personagens; são os Zords. Para aqueles que não lembram, os Zords são aqueles robôs gigantescos que eram unidos para derrotar um inimigo gigante também. Já da para imaginar como é o jogo, não é mesmo?

No modo Story, o jogador poderá escolher entre jogar com o Thunder MegaZord ou o Mega TigerZord. Aqui você enfrentará todos os Zords amigos e mais 6 inimigos (um mais chato do que o outro). O objetivo é chegar até o final para derrotar Lord Zedd (depois um inimigo muito chato). Terminando o jogo no modo Hard, aparecerá um Código secreto; claro que não vou dizer qual é, se voce tentar e não conseguir, ai sim eu digo, hehe.

Mas o mais legal desse jogo com certeza é o modo Multiplayer. Os jogadores poderão escolher entre 8 personagens, incluindo 4 inimigos e 4 aliados; cada personagem tem suas magias e movimentos especiais. Um fato muito interessante é uma barrinha que fica do lado da imagem de cada personagem. Você terá que mandar um movimento especial (magia) no momento em que a barrinha ficar completa, isso fará a magia sair mais forte e o seu personagem ficará verde. E além disso, a cor que preenche a barra irá mudar: quando passar da cor verde, a barra se completa de trovões, essa é a barra que é possível mandar um especial. Geralmente Baixo Frente Baixo Frente com algum botão.

Os gráficos e os efeitos desse jogo são muito legais, que junto com a trilha sonora, causa uma boa impressão e uma grande nostalgia para aqueles que viam o seriado.

Prós: A coisa que mais me agradou nesse jogo foi a possibilidade e grande variedade de combos que cada personagem tem. Ah, sem falar também da jogabilidade, gráficos e trilha sonora que são demais!

Contras: Os personagens Lord Zedd e Shogun MegaZord são muito apelões!

Considerações finais: Eu lembro das tardes que eu ficava jogando com meus amigos esse grande clássico para snes. O jogo é muito maneiro e é um dos melhores jogos de luta (na minha opinião) para Super Nintendo. E então Rangers, é hora de morphar (ou seria Morfar?)!

Dicas: aqui

Cyber Spin

Fabricante: Takara Co. Ltd.
Gênero: Corrida
Ano de lançamento: 1992

Aqui a alta velocidade fala mais alto! Cyber Spin é o jogo de corrida mais rápido que eu já vi para Super Nintendo; esse é para os pilotos de plantão.

Você controlará um carrinho (aqui onde eu moro vendia um carrinho desse, de plástico) que é muito rapidinho e inicialmente um pouco difícil de ser controlado. A missão é completar a corrida dentro de um
tempo, o que não é difícil, o difícil é controlar o carro. Sim, é isso mesmo. A velocidade é tanta, que fica complicado manter o carro na pista de corrida. Isso se deve pela jogabilidade que não é uma das mais legais. A visão da pista é de cima (e do carro também, duh!), e isso dá uma visão legal da corrida.

Na parte superior direita da tela tem uma barra chamada "Power" que é alterada de duas formas: uma quando você bater em algo (sofrer dano) e outra quando apertar o botão X. O botão X é o turbo, que faz o carro chegar a uns 400 km/h. Ai sim fica praticamente impossível o controle do automóvel. Cyber Spin parece que foi feito no Game Maker.

Prós: Nada de interessante...

Contras: Gráficos, jogabilidade, trilha sonora.

Considerações finais: Cyber Spin foi um jogo que com certeza foi lançado somente para os pilotos de F1. O jogo é muito rápido e o controle do carro é realmente 'hardcore'. Quem tirou a carteira de habilitação em Top Gear ou Rock n' Roll Racing poderá ter dificuldades nesse jogo... Ou não.

17 de julho de 2008

SNES Classics Entrevista: Fred Fagundes

Hoje quem está no nosso palco de 16-bits para conversar conosco é Fred Fagundes, do blog Quem Matou a Tangerina? O cara é realmente tudo isso que dizem. Com muito bom humor e nostalgia conversamos sobre vídeo-games, jogos, e claro, nosso querido Super Nintendo.

Fred, como surgiu a ideia de criar um blog?
Cara, meu primeiro blog fiz em 2003. Chamava-se Canachuê, era bem de entretenimento, com notícias de cinema, futebol e tal. Mas só copy past. Eu sempre achei que o blog seria a ferramenta do futuro, mesmo naquela época. Por isso quis começar cedo, pra depois deixar meu nome sempre em relevância.

E você conseguiu. Atualmente você tem o Quem Matou a Tangerina?. Como surgiu esse nome?
É uma música do Tear For Fears. Uma das minhas preferidas. E sempre achei esse nome agradável e engraçado: Quem Matou a Tangerina?

Fred, qual é sua relação com os games?
Bem antiga. Quando criança, enquanto eu jogava River Raid no Atari, meu pai jogava o saudado Tele Jogo. Depois ganhei um Turbo Game, tive um nintendinho e finalmente o Snes. Minha infância se dividiu em games e futebol. Meu primeiro game no computador foi GTA 1, seguido por Twinsen Odisseye Ilha dos Macacos.

Sou um cara que ainda arrepia com trilhas e cenas de alguns jogos.

E como foi ver e jogar o SNES pela primeira vez? Você que veio trilhando os bits.
Cara, a primeira vez que vi Snes foi na locadora. Fiquei maravilhado, estavam jogando Super Mário. Lembro que o cartucho era aquele redondinho, estilo japonês. Ganhei um com 8 anos de idade. De brinde veio o Mario Paint.

Foi sensacional, um choque de realidade. O que eu mais jogava, além de Mario, era Tiny Toons, Superstarsoccer e Rock And Roll Racing.

Qual é sua visão sobre os jogos atuais e os jogos de antigamente?
Sou saudosista. Adorava os jogos de antigamente. Mas preciso admitir que os jogos de hoje são fantásticos. A jogabilidade, as opções, a interatividade, isso deixou o vídeo game ainda mais atraente.

O que o VG perdeu foi o charme de outrora. O moleque que conseguia um cartucho de Street Fighter sabado a noite era rei, ia geral pra casa do guri passar a noite jogando. Hoje é muito mais fácil, o cara faz download de um jogo, grava em DVD e joga. Se quiser, pára, grava no Memory Card e continua mais tarde. O Atari nem pause tinha, lembra?

Para terminar, deixa uma frase para todos os fãs da era 16 bits
Cristiano Ronaldo? Ronaldinho? Winning Eleven? Allejo sempre será o maior.

Asterix

Fabricante: Infogrames
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 1993

Astérix foi um jogo que participou da minha infância. Hoje em dia, quando jogo, vejo alguns pontos legais e uns contras que não via antigamente. Mas sempre com a mesma opinião: esse jogo é bem divertido.

O jogador controlará Astérix, que tem como missão pegar moedas, e só. Sim, o jogo é simples nisso e não tem nenhuma jogabilidade fantástica; acho também que nem foi essa a proposta real do jogo. Astérix é um jogo bem simples, mas com uns elementos bem legais: por exemplo, os diversos lugares secretos pela fase. O objetivo do jogo é pegar moedas (com o acumulo de 100 soma 1 vida), poções que dão energia e alguns segundos de invencibilidade, alguns objetos que dão pontos no final da fase e passar de fase.

Mas não se engane, caro leitor. Astérix é um jogo simples mas não é um jogo tão fácil assim: tem uma dificuldade moderada e desafiadora. Em muitas ocasiões você terá que dar pulos precisos, desviar de inimigos, etc, etc.

O jogo também conta com um modo para dois jogadores, mas infelizmente não em modo cooperativo; os jogadores irão jogar alternadamente, com o passar das fases.

Prós: Os gráficos são simples mas legais.

Contras: Trilha sonora fraca...

Considerações finais: Esse jogo tem um toque especial para mim pois marcou minha infância. Lembro até hoje quando o recebi. Em resumo é um jogo legal, do tipo de jogo que é jogado para passar o tempo...

16 de julho de 2008

Assault Suits Valken

Fabricante: NCS Corp
Gênero: Ação / Plataforma
Ano de lançamento: 1992

O jogo foi lançado como "Cybernator" nos EUA! Esse jogo é para os fãs de Metal Warriors. Aqui podemos ver que Metal Warriors teve fortes influencias desse jogo, tanto quanto na jogabilidade e um pouco dos gráficos. Assault Suits Valken é um jogo bem parecido com Metal Warriors, mas se comparar, Assault Suits Valken vence.

O jogo é impressionante. A jogabilidade é viciante; parece que estamos controlando um robô de verdade: aqueles movimentos 'lentos' e toda movimentação do personagem causa essa impressão. No jogo, o robô tem dois tipos de ataque: O tiro (que tem uma barra para recarregar) e o soco que pode ser mudado. O robô também pode dar uma corrida com o botão A. O pulo é algo bem parecido com o Metal Warriors: Se apertar o B duas vezes o personagem dá um voo mínimo; tem um limite de tempo no ar.

Os gráficos são muito bem detalhados, principalmente dos inimigos. No decorrer do jogo o personagem vai recebendo instruções da central, quando encara os inimigos ou quando está perto de um situação de risco.

O jogo possui uma dificuldade normal, sendo fácil para todos os tipos de jogadores.

Prós: Realmente um jogão com bons gráficos, trilha sonora e uma excelente jogabilidade.

Contras: Uma pena a versão Americana ter algumas alterações e censuras.

Considerações finais: Agora eu confesso: Assault Suits Valken realmente me impressionou. Achei uma jogabilidade melhor do que Metal Warriors, que em contra-ataque, vence em dois elementos: maior variedade de personagens e o modo multiplayer. A versão em Japonês ou a tradução para inglês postada abaixo é melhor do que a versão americana ou a traduzida para português, pois tem mais cenas, deixando o jogo mais completo!

Veja como fazer uma nave do Star Fox

Quem se lembra de como fazer um Super Nintendo de papel? Então, seguindo essa moda artística, o Dashster proporcionou outro desafio para os jogadores: criar uma Airwing do clássico para Super Nintendo Star Fox.

Confesso que é um pouco mais difícil do que criar o Super Nintendo, mas não é impossível. A minha arte está ficando quase pronta, eu só estou com dificuldade de montar as asas, que na verdade, já estou perdendo a paciência.

Os elementos necessários para criar essa nave são:

- Uma tesoura
- Uma cola
- Uma impressora (claro)
- E paciência, muita paciência

Clique na imagem abaixo para baixar a imagem e começar a sua arte.

15 de julho de 2008

Stargate

Fabricante: Acclaim Entertainment, Inc. / Probe Entertainment Ltd. / Tantalus Interactive Pty. Ltd.
Gênero: Plataforma / Ação
Ano de lançamento: 1994

Baseado no filme "Stargate" de 1994. Um perito em arqueologia, "Daniel Jackson", descobre como abrir um antigo portal chamado "Stargate", criando uma passagem para outro planeta chamado "Abydos". Este arqueólogo é mandado junto com um grupo de militares, liderados pelo Coronel "O'Neil", numa missão rumo ao desconhecido, só que ao chegar do outro lado caem numa emboscada e perdem seus suprimentos incluindo uma poderosa bomba nuclear.

Você joga como Coronel "O'Neil" que está armado com uma espingarda e granadas. Além disso, você tem uma variedade de objetivos que têm de ser cumpridos a começar pela recuperação dos suprimentos e o resgate de seus amigos, incluindo civis e o arqueólogo "Daniel Jackson". Uma vez reagrupados, O'Neil deve liderar o ataque ao Deus "Ra" e escapar de volta para a Terra
antes que o poder da bomba nuclear pode ser usada por esse inimigo.

O jogo é combina plataforma e ação. Passe através do deserto, cavernas e cidades nômades ... até chegar ao palácio do inimigo "Ra", o Deus do sol.

Para chegar ao final do jogo com 100% de desempenho e ver o final "verdadeiro", você precisa pegar todas as partes da bomba nuclear antes de destruir "Ra" na última fase!

Prós: Boa ação e aventura.

Contras: Gráficos fracos e jogabilidade média.

Considerações finais:
É um jogo parado no começo, mas depois vai ficando melhor com o passar das fases, pra mim a última fase é a melhor e mais emocionante!

Samurai Shodown

Fabricante: SNK / Takara
Gênero: Luta
Ano de lançamento: 1994

No antigo Japão, um homem chamado "Shiro Tokisada Amakusa" prega uma religião heregé(doutrina contrária aos dogmas da igreja). No entanto qualquer um sabe que "Amakusa" é realmente um servo do mal "Ambrosia", que tomou o corpo de "Amakusa". "Ambrosia" deseja envolver o mundo na escuridão. Agora, escolha entre 12 guerreiros (3 escondidos como bônus) para lutar pela honra de destruir "Amakusa" e cumprindo a missão.
Samurai Shodown é chamado de "Samurai Spirits" no Japão.

Prós: Gráficos e som excelentes, golpes especiais interessantes.

Contras: N/A.

Considerações finais: Samurai Shodown foi lançado para diversas outras plataformas pela "SNK", principalmente no "Arcade" onde ficou conhecido. Com gráficos e magias excelentes, esta versão para SNES agradou bem aos fãs.


RPG Maker e o SNES

O RPG Maker, criado pela empresa ASCII e atualmente desenvolvido pela Enterbrain é um programa que permite que jogadores crie seus próprios jogos de RPG com gráficos bem parecidos com os jogos do nosso Super Nintendo (Zelda, Chrono Trigger, Final Fantasy, Lufia, etc).

No programa é possível a criação de mapas, cenários, eventos e todos os elementos que vemos nos clássicos jogos de RPG. A ferramenta pode ser usada sem nenhum conhecimento de programação, com ferramentas pré-programas, prontas para serem utilizadas. Há também a possibilidade de criação - isso vem com a experiência - de personagens, scripts, etc.

O programa possui 5 versões, o RPG Maker 95, 2000, 2003, XP e o VX. Cada versão necessita de um RTP, que é um pacote de gráficos que é essencial para que o programa rode.

Em 1995 fora lançado uma versão do RPG Maker, chamado RPG Tsukūru Super Dante, para Super Famicom e depois uma segunda versão, RPG Tsukūru 2. Porém, as versões para consoles não foram tão populares assim já que era bem difícil a distribuição dos jogos. Dá para imaginar, não é mesmo?

A SNES Classics junto com o Rpg Maker Brasil desafia a criatividade de vocês! Gostaríamos muito que vocês, que gostam de jogos de RPG (principalmente os do Super Nintendo), criassem um jogo com o tema: Aquecimento Global com qualquer uma das plataformas RPG Maker. Os 3 melhores jogos terão um review aqui e será postado no maior portal brasileiro de RPG Maker.

No site RPG Maker Brasil tem o maior acervo de Tutoriais, Ferramentas, Dicas para criações de jogos.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre as ferramentas:

RPG Maker 2000
RPG Maker 2003
RPG Maker XP
RPG Maker VX

14 de julho de 2008

Phalanx - The Enforce Fighter A-144

Fabricante: Kemco
Gênero: Shooter / Ação
Ano de lançamento: 1991

Quando eu falo que a Kemco tirava onda o povo não acredita. Phalanx The Enforce Fighter A-144 é um jogaço de nave para Super Nintendo, que não pode passar despercebido. O jogo foi desenvolvido em 1991, mas ao jogar, a gente nem percebe.

A principio, os gráficos impressionam. Assim como em todo o jogo. Os gráficos são bem definidos, principalmente os do cenário. Quando o jogador passar de fase (ou mudar de cenário) a nave é dirigida automaticamente até ele; as vezes descendo das nuvens ou subindo, isso tudo com um show de imagens. A jogabilidade é quase a mesma dos outros jogos do mesmo gênero, só mudando em uma coisa: as armas. Aqui há uma vasta possibilidade de armas, e umas mais legais do que as outras.

Pode haver muitas combinações de tiros, que são itens que rolam pela tela da fase. Misseis perseguidores, lasers, bombas, etc. Os 'especiais' com o botão B são os mais maneiros. Os inimigos vem de todas as direções, soltando muitos tiros; a atenção tem que ser dobrada.

Outro fato interessante desse jogo é que você não 'morre' quando leva um tiro. A energia é baseada (pelo que entendi) no numero de 'power ups' que voce tem. Preciso confirmar isso.

Quando você chegar em uma zona de risco, um aviso aparecerá na tela: Caution para naves maiores e Warning para os chefões. Os chefões de Phalanx são outra coisa bem legal. São relativamente difíceis de serem derrotados e exigirá uma habilidade de um jogador experiente.

Prós: Gráficos, jogabilidade

Contras: A trilha sonora do jogo é legal mas é muito repetitiva.

Considerações finais: Phalanx se tornou o meu jogo favorito de nave. A dificuldade só vai aumentando a partir da segunda fase e cada fase é bem grande. Um jogo que seria perfeito para dois jogadores...