Publicidade

publicidade

29 de março de 2008

Mega Man X

Fabricante: Capcom
Gênero: Ação
Ano de lançamento: 1993

Mega Man X (Rock Man X, no Japão) é o primeiro jogo da “série X”, onde os gráficos, a jogabilidade, e outras coisas sofreram mudanças drásticas (pra melhor) em relação aos jogos da “série clássica” de Mega Man. Agora você controla Mega Man X (ou somente “X”, se preferir).

Estamos muitos anos à frente dos jogos da “série clássica” de Mega Man. Enquanto fazia explorações arqueológicas, Dr. Cain descobriu as ruínas do laboratório do grande Dr. Light (já morto devido ao tempo). Entre as ruínas, havia uma grande cápsula que continha uma espécie de robô nunca visto antes. Esse robô, Mega Man X, podia pensar e ter emoções como um humano. Dr. Cain estudou X e as anotações de Dr. Light, e criou uma espécie de robô chamado Reploid (replicate android). Eles podiam pensar, sentir, aprender, crescer, exatamente como um humano. Com o passar dos anos, os Reploids foram produzidos em massa. Mas com o “livre arbítrio”, os Reploids também podiam cometer crimes. E assim os Reploids que seguiram o caminho do mal foram chamados de Mavericks (Irregulars, no Japão). Como o número de Mavericks estava crescendo cada vez mais, o governo, junto com Dr. Cain, criaram robôs chamados de “Maverick Hunters” (caçadores de Mavericks). E para liderar os Maverick Hunters, Dr. Cain programou especialmente um robô muito poderoso, que foi chamado de Sigma. Sigma liderou os Maverick Hunters por três anos, mas depois mudou para o lado do mal (tornando-se assim um Maverick), e ainda por cima levou a grande maioria dos Maverick Hunters consigo. Sigma tomou controle de uma pequena ilha, exterminando os humanos que lá viviam. Ele acreditava que os humanos eram “inferiores”, e desejava acabar com todos os humanos do planeta. Só havia sobrado um Maverick Hunter com condições de lutar (o misterioso Zero). Então X, se sentindo culpado por toda esta situação, se juntou a Zero, e juntos resolveram que acabariam com os planos maléficos de Sigma a qualquer custo.

O jogo é de ação no estilo “corre-e-atira”. Depois de uma fase introdutória, o jogador se depara com uma tela de seleção de fases. Ao escolher um Maverick para batalhar, X é teletransportado para a base de operações deste Maverick, e no final da fase, o enfrentará. Durante a fase, o jogador deverá se esquivar de obstáculos, derrotar inimigos, e procurar por itens secretos. A principal mudança em relação aos jogos da “série clássica”, é que agora existem as cápsulas secretas (escondidas nas fases), que darão “upgrades” a armadura de X, tornando-o mais forte. Também existem os sub-tanks, que são “reservas de energia”, e corações que aumentarão o limite máximo de sua energia (porém todos estão escondidos pelas fases).

Prós: Muitos pontos positivos, como gráficos e jogabilidade. O som também é ótimo, cada música é uma melhor que a outra.

Contras: O último chefão é extremamente difícil. Mas sinceramente, eu considero isso como um desafio e um estímulo a mais para o jogador!

Considerações finais: Posso dizer sem nenhuma preocupação que este é um dos melhores jogos para o SNES. A “série X” de Mega Man é considerada a melhor pela maioria dos fãs, e este é o primeiro jogo da “série X”. Se você ainda não conhece, deve jogar imediatamente. Agora duas curiosidades: 1ª - Apesar de ser parecido, Mega Man X não é o Mega Man da série clássica. 2ª - Zero era a idéia original para ser o protagonista desta nova série, mas como era muito diferente do Mega Man da “série clássica”, foi substituído por X.

Comercial do jogo: aqui


18 comentários:

  1. phantasy star eu num axo uma descrição
    =(

    ResponderExcluir
  2. Esse é mais um que eu acabei!

    hahahaha


    Esse é melhor que o 3, pelo menos ao meu modo de ver, é mais dinâmico!



    Ah! Atualizei meu blog, se puder passar por lá, ficaria feliz
    http://endlessblackhole.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. UM ROM TA MEIU LOKO
    TRAVA QUANDO CHEGA PERTO DOS BOSS
    E NAO SALVA AS ARMADURAS ¬¬"
    ;(

    ResponderExcluir
  4. O ROM TA MEIU LOKO
    QUANDO CHEGA PERTO DOS BOSS TRAVA
    E NAO SALVA AS ARMADURAS ¬¬"
    ;(

    ResponderExcluir
  5. O ROM TA MEIU LOKO
    QUANDO CHEGA PERTO DOS BOSS TRAVA
    E NAO SALVA AS ARMADURAS ¬¬"
    ;(



    Hobby:
    Qual rom faz isso? a em BR ou em inglês ?
    Em que parte ? qual fase/chefe?

    ResponderExcluir
  6. Alguém aí já pegou o hadouken nesse jogo?
    é o easter-egg mais loco que eu já vi, o X solta um poder sinistro e grita -hadouken- muito louco, mas só dá pra pegar depois de zerar, não usando cheaters...

    ResponderExcluir
  7. Putz meu amigo tinha esse cartucho so que ele acabou quebrando o danado é descuidado ... ainda bem que eu cheguei a derrotar todos os Boss mais n consegui matar sigma... mesmo assim zerei o X2 e o X4 que da trilogia megaman que tem "futuro" so do X ao X4 depois disso é tudo sacanagem... flw

    ResponderExcluir
  8. pow alguem tem macete pra inves de ser o megaman é o zero?

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo é um dos melhores que eu já joguei! A trilha sonora é perfeita! E controlar o X é simplismente animal, ainda mais com os especiais!


    :D~~

    ResponderExcluir
  10. Kra jogar com o zero so apartir do X3 nesse não tem como. E pra pegar o hadouken não precisa zerar naum. Tem q ter matado todos os boss pego todas as peças da armadura e estar com todos os 4 subtanks cheios. Ai voce vai na fase do armored armadillo e no final da fase quando voce vai no ultimo carrinho e pula o precipicio você tem q pular e subir a parede vai ter um life ali que fica a capsula. Você não pode levar nenhum dano e tem q estar com todas as armar com a carga maxima. caso você chege e naum apareca a capsula pule no precipicio e tente de novo. geralmente gastam-se umas 3 vidas ate dar certo

    ResponderExcluir
  11. Eu consugo fazer o Hadouken muito facil já fiz umas 100 vezes
    haha!

    ResponderExcluir
  12. Eu já fiz o Hadouken umas 100 vezes é muito facíl é só fazer baixo e o lado que o "X" estiver virado (bem rápido)e botão de tiro(também rápido)

    ResponderExcluir
  13. ahhh o mega man x é demais eu e meu irmão ja zeramos varia vezes direto en casa até d madrugada zerando esse jogo

    ResponderExcluir
  14. fala cambada...

    queria saber se na fase do launch o ctopus a agua deveria ser transparente pq aki em casa a agua é azul e não da pra ver nd...

    olha essa foto q eu tirei da fase:
    http://img140.imageshack.us/img140/3540/megamanxy.png

    ResponderExcluir
  15. Lembro q eu chegava da escola botavaa o password q se forçar a mente ainda me lembro :P e jogava a tarde toda no ultimo chefe, até q um dia de manhã acabei e dei um berro de emoção \o/ ae acordei minha mãe q ainda tava durmindo :D

    ResponderExcluir
  16. Eu zerei o X1 em 58 min!
    adoooroo megaman!

    ResponderExcluir
  17. O melhor que já zerei e zerei do X ao X4 e chegei nas ultimas fases do X5

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.