Publicidade

publicidade

17 de março de 2008

Monstania

Fabricante: AMCCUS / Bits Laboratory
Gênero: Estratégia / RPG
Ano de lançamento: 1996

O herói do jogo é Fron, um garoto de 16 anos que vive na ilha de Monstania. Certo dia, vagando pela floresta, ele vê uma luz estranha. Resolve seguí-la, porém ela desaparece repentinamente. Mas Fron sabia o que era aquela luz: era uma fada! É claro, todos diziam que as fadas foram extintas a muito tempo atrás, mas Fron nunca acreditou nisso. Por toda sua vida ele quis encontrar uma fada, e agora que ele tem a chance, ele definitivamente decide ir atrás dela. Sua namorada, cujo nome é Tia, ajuda-o nesta perigosa jornada. No caminho eles encontram uma garotinha misteriosa chamada Chitta, e se envolvem em uma grande aventura, lutando contra as forças malignas, por todo o mundo de Monstania.

Monstania tem alguns aspectos diferentes dos jogos de RPG. Você não explora o mundo no jogo. Ele segue uma história linear, em que os fatos vão acontecendo como se fosse um “desenho animado” (apenas em alguns momentos você pode escolher o que fazer, de acordo com sua resposta). Quando você está em algum local, você não pode sair dele até que complete seus objetivos. O objetivo geralmente é uma batalha estratégica. Você comanda os integrantes de seu grupo no “campo de batalha”, ataca corpo-a-corpo ou a distância, e usa técnicas especiais que requerem “action points”. Diferente de outros jogos estratégicos por turno, em Monstania o inimigo realiza seu movimento logo que você faz o movimento de seu personagem, ou seja, você não precisa esperar o “turno do inimigo” (o que torna a batalha mais dinâmica). Os elementos de RPG não são muito significantes, seus personagens avançam de nível automaticamente depois de cada batalha. Também existem alguns “quebra-cabeças” para resolver em certas situações.

Prós: Batalhas em que a estratégia é o ponto mais importante. Quebra-cabeças divertidos, e que exigirão raciocínio lógico. O som é mais um fator positivo. As músicas acompanham as situações do jogo de forma intensa, criando um clima muito legal.

Contras: O fato de você não poder sair andando com seu personagem, para conversar com as pessoas que quiser, e explorar, deixa o jogador com um “gostinho de quero mais”.

Considerações finais: Um jogo pouco conhecido, mas que certamente vale a pena. Primeiramente pelo seu estilo diferente: talvez você ainda não tenha jogado um jogo com essas características diferenciadas. A história é envolvente, os personagens são legais. Os gráficos são 3D, bem desenhados, e com muitos detalhes. Com todos estes pontos positivos, você provavelmente vai se render aos encantos do mundo de Monstania!


6 comentários:

  1. Nunca vi esse jogo, hahahaha


    Mas os de baixo vi quase todos


    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores jogos que eu já joguei para super nintendo. conheci aqui no blog e adorei, os graficos saum perfeitosss cara ainda em portugues vlw ai rene e um abraço a toda equipe do blog, 6s taum de parabeins

    ResponderExcluir
  3. A ILHA PERIGOSA DE MONSTANIA!!!
    Muito show esse jogo. Cheia de historia, monstros, magias e quebras cabeças. A batalha pode ser um pouco diferente do comum mas é uma otima aventura. Os quebras cabeças são as partes que eu mais odeio hehehehe.

    ResponderExcluir
  4. como faço pra passar daquela parte de limpar o chão mas a segunda vez ?

    ResponderExcluir
  5. como faço pra passar daquela parte de limpar o chão mas a segunda vez ?

    também to preso se alguem souber manda pro meu email crashoveryder@gmail.com grato...

    ResponderExcluir
  6. Apenas mediano, achei o jogo muito curto, zerei em poucas horas, e tem alguns personagens pouco aproveitados. E esse sistema de batalha com o inimigo atacando no mesmo turno confunde um pouco. Ainda acho mais divertido cada lado ter sua vez de atacar, como em "Vandal Hearts" do Playstation.

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.