Publicidade

publicidade

23 de abril de 2008

F-Zero


Fabricante: Nintendo
Gênero: Corrida
Ano de lançamento: 1990

A história de F-Zero se passa no ano 2560 quando a humanidade se encontra em contato com diversas formas de vidas alienígenas que expandiram a estrutura social da terra em astronômicas proporções. O comércio, a tecnologia e o intercâmbio cultural são feitos entre os planetas. Os multibilionários que ganharam sua riqueza com este comércio intergalático ficaram satisfeitos com seus abundantes estilos de vida. No entanto, eles também ansiaram por um novo entretenimento para estimular suas vidas chatas. Então um novo entretenimento baseado nas corridas de Fórmula 1 fora inventado. As pessoas no princípio ficaram absmadas com a brutalidade da competição, mas depois quiseram mais e mais diversão. Após isso, chamaram as corridas de Grand Prixes ou simplesmente F-Zero.



F-Zero foi um dos primeiros jogos de corrida do SNES a fazer sucesso.
Com veículos e cenários futurísticos, o jogo foi bem aceito pelos Gamers na época.

São 4 naves com diferentes velocidades e acelerações umas das outras.

No modo Grand Prix você tem 15 fases no total divididas em 3 ranks, cada rank tem 5 fases.
Cada rank representa um nível de dificuldade diferente entre fácil, médio e difícil.

Os controles são bem fáceis, há ainda uma opção usando com os botões "L" e "R" nas curvas para que a nave não derrape.

Em cada volta que você dá, você ganha uma espécie de Nitro que pode ser usada a qualquer hora.

Em cada pista há uma espécie de Pit Stop, onde você recarrega a energia do carro ao passar por ela.

Existem caminhos bem difíceis e vários obstáculos como rampas, granadas e outros.

O jogo possui uma ótima trilha sonora que até hoje é lembrada e fora lançada oficialmente no japão em 1992 com 12 músicas.

O SNES não poderia processar os efeitos gráficos que F-Zero tinha, porque a velocidade dos gráficos eram tão altas que resultaram num problema de desdobramento gráfico, para funcionar, o cartucho teve de incluir um chip DSP especilmente feito para ele.


F-Zero foi um dos primeiros títulos do SNES a usar uma Engine chamada Mode 7 que deu as jogadores uma visão em Pseudo 3D das corridas. Um grande passo na evolução dos gráficos 2D para 3D.

Esse tipo de renderização gráfica, permitiu diferentes efeitos de escala e rotação em gráficos bitmap, que o jogo usou para processar gráficos 3D sem processar nenhum polígono.

Tais técnicas foram consideradas revolucionárias na indústria dos video games na época, quando, os jogos eram restritos a estáticos ambientes, fundos de telas e objetos dimensionais em 2D.

Prós: Excelente gráficos, sons, jogabilidade e desafio. Gráficos em 3D.

Contras: Só pode ser jogado com 1 jogador.

Considerações finais: O jogo foi uma marco na evolução gráfica, pela primeira vez um jogo de corrida fora feito em ambiente 3D. Possui um grande desafio e diversão garantida. Um dos melhores jogos de corrida para SNES.


5 comentários:

  1. Esse game é muito bom mesmo. A continuação pro N64 é boa tb, mas essa do SNES detona qualquer sucessor... até mesmo uma mais recente que tem pro XBox 360 eu acho... enfim excelente post cara

    ResponderExcluir
  2. nos contras desse jogo esta escrito: Só pode ser jogado com 1 jogador.
    bem eu vim aki dizer q se esse é o ulnico contra (eu acho q sim) entao o jogo passou a ser perfeito
    no dia 6 de janeiro um australiano salvou a patria fazendo uma modificaçao em um emulador e agora F-zero pode ser jogado de 2,3 ou 4 pessoas http://fzerovs.blogspot.com/ olhem baixem e venham jogar comigo
    obs: o jogo pode ser jogado tanto online como todos no mesmo pc

    ResponderExcluir
  3. Tal game reunia trilha, efeitos sonoros, gráficos, jogabilidade e originalidade; tudo isso apenas no começo da vida do console. Um game, sem duvidas, notável.

    ResponderExcluir
  4. Nunca teve F-zero pra nenhum console que não seja Nintendo. Esse título é exclusivo, assim como Zelda, Mario, Metroid, DK...

    ResponderExcluir
  5. esse é um SUPER JOGASSO!!!! é incrivel saber que graças a esse jogo foi surgido o need for speed e jogos como hoje em dia, pena que esses clássicos são ignorados pelas pessoas de hoje em dia

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.