Publicidade

publicidade

24 de abril de 2008

Secret of Mana

Fabricante: Squaresoft
Gênero: RPG
Ano de lançamento: 1993

Usando o poder de Mana, uma civilização cresceu forte... Com o tempo, foi usada para criar a arma definitiva: A Mana Fortress, Isso provocou a ira dos deuses. Eles mandaram suas feras para destruir a fortaleza... Uma luta violenta tremeu o mundo e Mana parece ter desaparecido, antes que tudo fosse perdido, um herói destroiu a fortaleza... apesar da civilização ter sido

destruída, o mundo estava em paz de novo.
Mas o tempo flui como um rio... E a história se repete...

E é com essas palavras que começa o jogo, que mostra jornada de Randi, Purim e Popoie (apesar do jogo não ter um nome por padrão, esses são os nomes com que o manual do jogo se refere a eles). Com a ajuda do poder da espada de Mana, que controla o equilíbrio do poder de Mana no mundo, dos 8 espíritos de Mana, que controlam o fluxo do poder de Mana, o trio tenta impedir que o Império consiga usar o poder de Mana para benefício próprio.

Secret of Mana é o nome americano para "Seiken Densetsu 2", segundo jogo da série Seiken Densetsu (o primeiro foi lançado para Gameboy e lançado nos EUA com o nome Final Fantasy Adventure). Inicialmente para um projeto novo da Nintedo chamado "Snes Disc Drive", foi refeito para cartucho após o cancelamento do projeto da Nintendo, sofrendo um downgrade de 40% do conteúdo.

Outro grande ponto forte do jogo é seu sistema de batalha. Secret of Mana é um Action-RPG(como Zelda e
Terranigma), onde os personagens se movem e atacam livremente no mapa. Secret of Mana possui uma grande variedade de armas, sendo oitos armas ao todo. Cada arma possui seu alcance e algumas armas têm usos a mais do que simplesmente atacar, como o chicote, que pode ser usado para atravesar abismos ou o machado usado para destruir certas estalagmites no chão. Possue também um sistema de magias separado em oito elementos, cada qual representado por um espírito de "Mana" correspondente, sendo que apenas "Popoie" e "Purim" podem usar magia. Cada um pode usar 21 magias (3 magias por espírito, 6 espíritos que ambos usam e 1 exclusivo de cada)

Mana permite também que você consiga usar qualquer um dos personagens, simplesmente apertando "SELECT" para escolher seu personagem. Os outros 2 personagens são controlados pela IA(Inteligência Artificial), sendo que você pode configurar a forma como eles são controlados. No entanto, a IA em Secret of Mana é meio fraca e não são raros os momentos em que você vê os personagens controlados pela IA ficarem travados, forçando você a controlá-los manualmente para destravá-los.

Mas o grande potencial do sistema de Secret of Mana é seu fator Multiplayer. A qualquer momento do jogo, o segundo jogador pode entrar no jogo, simplesmente apertando START no segundo controle (desde que haja pelo menos 2 personagens no grupo). E se o jogador quiser, basta simplesmente apertar "START" novamente e o personagem volta a ser controlado pela IA do jogo. Com certeza, algo único no genêro.

O jogo contou até com sua trilha sonora lançada oficialmente primeiro no japão e depois nos EUA onde fez muito sucesso.

Prós: Excelente RPG! Gráficos incríveis e bela trilha sonora.

Contras: N/A.


Considerações finais: É um Action RPG, onde o personagem se movimenta livremente pelo mapa, lembrando Zelda, só que com muito mais detalhes e magias.



6 comentários:

  1. esse jogo é fantástico...comprei no mercado livre e valeu mt a pena =)

    ResponderExcluir
  2. eu ja peguei as duas meninas do começo e me enganxei. não sei mais pra onde vai. não consigo entrar nas ruinas em baixo de pandora, ninguem fala comigo no jogo. so tem ".......". alguem me auda por favor.

    ResponderExcluir
  3. AHHH!! fala sério, logo no inicio, é molinho passar por lá, vou nem dizer!!, mudando de Assunto esse jogo é o melhor RPG Action, de todos os tempos, influenciou games, como Ragnarok e Shining force!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse Game é o Melhor action RPG de Todos os empos!!! influenciou games como "ragnarok" e "shining Force" vale a pena jogar cada segundo deste game ( prefiro jogar ele do que muitos jogos de PS2!!)

    ResponderExcluir
  5. Sem Maldade....Chrono Trigger destroi Secret Of Mana....isso é uq eu axo pelo menos...

    ResponderExcluir
  6. Secret of Mana sem dúvida me marcou! Foi um dos primeiros RPGs que eu tive contato e sempre me chamou muita atenção a dinâmica de batalhas do jogo. Até hoje ainda o acho muito divertido e a versão traduzida (com alguns engasgos) é como um novo jogo que se descortina para oldgamers como eu.

    Pra quem ainda não jogou eu recomendo!

    Ah e quanto a Chrono (comentário acima) me dou ao luxo de dizer que é injusta a comparação. Chrono possui outra dinâmica e estilo de jogo, além de 10 finais diferentes.
    É como comparar água e vinho!

    Ambos são pérolas da Square e saem da linha Final Fantasy mas mantendo qualidade, diversão e enredo únicos.

    Um forte abraço a todos

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.