Publicidade

publicidade

12 de maio de 2008

Wolfenstein 3D

Fabricante: Id Software
Genero: Ação / Primeira Pessoa
Ano de lançamento: 1993

Wolfenstein 3D é considerado o pioneiro dos jogos em primeira pessoa. Um jogo que na época, marcou sua geração e causou muita polemica por conta da violencia e do "sangue". Um jogo muito famoso que inspirou outros que vieram depois, como: Counter Strike, Quake, entre outros.

O jogador controlará William "B.J" Blazkowicz, um soldado americano que tem de escapar de uma base nazista, que tem muitas passagens secretas e soldados armados até os dentes.

A jogabilidade é bem parecida com a de Doom, onde o jogador terá uma
visão em primeira pessoa do personagem. Cada missão tem dez leveis, sendo que é preciso passar apenas de nove; sendo um secreto. O jogo foi o primeiro a usar o ExMx, que é um formato para nomear fases e seus arquivos correspondentes.

Um fato legal do jogo é sua trilha sonora que é emocionante. Composta por Bobby Prince, os barulhos dos tiros eram bem reais (para época). Esta aí um dos motivos para o grande sucesso desse jogo.

Prós: Um jogo realmente revolucionário. Se voce usa o emulador ZSNES 1.51, apertando o botão 7, poderá controlar a arma com o mouse. Legal, não?

Contras: Bem, os gráficos dos personagens são bem legais. Mas os do cenário não. Tá certo que esse não era o foco do jogo, mas...

Considerações finais: O pai dos jogos em primeira pessoa. Um jogo de tiro indispensável. Antes de jogar Counter Strike de uma olhada nesse jogo e entenda como tudo começou.


Um comentário:

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.