Publicidade

publicidade

16 de novembro de 2008

Nintendo

Numa conversa de bar, depois de falarmos sobre problemas mundiais, mulheres e de quem pagaria a conta da cervejada, um amigo falou: "A Nintendo, por exemplo, quase estragou a série Castlevania com aquele título lançado para Nintendo 64.". Com isso, surgiu uma discussão: Até onde a Nintendo produziu coisas boas?

Eu depois de jogar alguns títulos para Nintendo 8-bits, fiquei totalmente maravilhado; não acreditei quando joguei Metal Gear Solid para Nintendinho, por exemplo.

A evolução que ocorreu nos jogos da Nintendo foi totalmente frustrada (em alguns casos). Calma, eu explicarei melhor. Por exemplo: Donkey Kong Country.

A série Donkey Kong começou no Nintendinho, num estilo plataforma simples e tradicional para os jogos da época. Depois veio a evolução na série e nos jogos da época: A Nintendo investiu pesado na série, fazendo-a se tornar uma das mais famosas do Super Nintendo. Mas quando lançaram Donkey kong 64 foi um desastre total. A mesma coisa aconteceu com Mega Man? Algum de vocês já jogou Mega Man 64? Castlevania 64?

Eu acho que o grande erro da Nintendo foi tentar inovar, trazendo clássicos 2d e converte-los para 3d. Isso foi uma desastre total. Entretanto, o console não foi por si só falhas. Temos títulos memoráveis como: A série 007 e Super Smash Bros..

Minha pergunta fica para vocês, que acompanharam essa transição de jogos e consoles: Aonde foi que a Nintendo errou?

OBS: Não levantei vídeo-games de última pois ai é um papo diferente.


17 comentários:

  1. o problema da nintendo é q ela ker sempre inovar ,vou da um exemplo pouco conhecido q era um console q se resumia a um oculos e controle e o barato q tinha noção de profundidade por ter der varios espelho ,ta tudo legal + fazia mau aos olhos e ai não vingou (e so rodava as cores vermelho e preto) ,+ foi uma inovação e INOVAÇÃO É 50% DE ACERTO E DE ERRO e temos q lembrar q do mario 2d pra o ed (super mario rpg) foi um sucesso ,entendem o q quero dizer?

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Castlevania 64. Na minha opinião, a Nintendo erra quando tenta mudar o tema de um jogo. Por exemplo, os "Castlevanias" 1, 2, 3, super 4, e 5-Vampire Kiss são mais ou menos o mesmo estilo. O 6-4, ops, digo, 64 mudou o tema do jogo. Esse foi o erro. Outras franquias como Mario, só mudam pra melhor. Exemplo: Eu sou fanático por Smash Bros. Se ele mudasse de estilo, tipo, colocassem uma "barra de vida" ao invés do dano e do arremesso pra fora da tela, eu duvido que alguém ia gostar.

    ResponderExcluir
  3. Cara, posso dizqe que o que vc falou tem fundamento, mas nem tanto... quando vc fala q a nintendo foi infeliz na transação de jogos 2D para 3D eu penso que é um equívoco, pois não há um jogo 3D de aventura tão revolucionário quanto divertido como Super Mario 64, eu penso que ele não perde em nada em diversão comparando com os seus antecessores. Pilot Wings, Star fox e uma série de outros jogos transformados em 3D tiveram o seu espaço no gosto dos gamers...

    ResponderExcluir
  4. Acho que o maior problema da Nintendo é a quantidade de bons títulos. Ela tem jogos excelentes, mas são poucos comparados com os outros consoles. Existem vários jogos de Playstation e Xbox que não tem versão nos videogames da nintendo. Acho que o que ainda mantém a empresa são seus clássicos: Mario, Metroid e Zelda. Esse três jogos têm os fãs mais fiéis do mundo e são garantia de qualidade. Quanto ao Donkey Kong acho uma pena a série ter deixado no super nintendo seus melhores jogos, pois ainda há muito potencial a ser explorado.
    E parabéns ao pessoal do site. É muito bom =)

    ResponderExcluir
  5. calmae wallace, Megaman Legends(lançado como megaman 64 pra n64) foi sim um bom jogo, na sua continuação(Megaman Legends 2-PSX), hoje os "fãs" querem continuação,e há muitas probabilidades de haver um 3º jogo da série, mas eu entendi o que você quis dizer, realmente, muitos jogos foram estragados em n64, talvez por isso a Nintendo tenha caído nele.

    ResponderExcluir
  6. Concordo em tudo, e como você falou, alguns jogos deram certo, por exemplo Zelda.

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente creio que a Nintendo errou a partir do 64, pois ele possui graficos muito bons, porém os jogos eram caros em relação aos de Super Nintendo(na epoca que fizeram sucesso), ele usava fita,enquanto sega saturno e Playstation usavam CD e ele possui muitos jogos de baixa qualidade como SuperMan 64(nem pensem em testar esse jogo).Não ponho a culpa no GameCube, pois ele em si foi excelente, diversos jogos legais,e começou a inovação que hoje chegou na forma de Nintendo Wii.

    ResponderExcluir
  8. O grande erro da Nintendo foi ter rachado com a Sony.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu curti esses jogos do N64 que vc falou ai, claro que num são nada perdo do 2d porem sao nostalgicos e era legal passar horas jogando eles... Cara num tenho nada a reclamar da nintendo não, não consigo ver erro... falhas talves por falta de rpg para o N64 =/

    ResponderExcluir
  10. A Nintendo não errou. Hoje o console mais vendido do mercado é o Wii. Justamente o mais inovador e diferente e até de certo modo, o mais fraco em termos de gráficos e tudo mais. O Conceito da Nintendo sempre foi esse: inovação. Graças à isso eles fizeram sucesso com o Nintendo DS, Game Boy Collor, Wii e 64. Claro, sempre existem as tentativas que não deram certo, como o Virtual Boy, mas o conceito inovador sempre esteve lá. Na minha opinião o que pode ter sido um ponto fraco no 64 foram as parcerias com softhouses, pois há uma carência de jogos estilo Capcom ou Konami. Já no Game Cube o dezlize foi o preço: era um console realmente poderoso perto dos demais, mas o preço dos jogos era exorbitante, fato que eles corrigiram agora com o Wii.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com quem diz sobre a falta de RPGs. Mas não é só isso, 64 não possui uma quantidade de RPGs aceitável, possuia jogos em cartucho - considerando que os rivas Playstation e Saturno já possuiam mídia masi avançada - e fundamentalmente a falta de bons títulos. A imensa maioria das pessoas concordam que o 64 possui pouquíssimos jogos realmente bons: Zeldas, Mario 64, talvez Mario Kart 64 e mais alguma coisa aqui e outra ali, que varia de pessoa para pessoa no quesito gosto.
    Agora é indiscutível que essa transição para o 3D foi muito mal feita. Aquilo que tem lá NÃO É MEGAMAN, e aquilo que tem lá NÃO È DONKEY KONG.
    Algo bem errado aconteceu na produção dos jogos do 64, basta comparar a gama de jogos de SMES, Cube e Wii e 64.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Cara, eu joguei chrono trigger pela primeira vez nesse ano, e não gostei muito não. Exise um tabu dentro de mim contra os single RPG's, que sempre na reta final de cada jogo eu enjoo e simplesmente paro de jogar. Foi assim com finalfantasy Tactics e diablo (PSOne), foi assim com chrono tb... acho que me dou melhor em MMORPGs!

    ResponderExcluir
  13. DK 64 foi a pior de todas,acabo com a melhor serie do snes

    ResponderExcluir
  14. A Nintendo errou em tentar inovar. Por exemplo, imagina ela traz o Top Gear para 3D? Seria um desastre, pq naquela epoca o que importava era se divertir (minha opinião :P)e não os gráficos (nem tanto assim).

    ResponderExcluir
  15. por incrivel que pareça..nunca consegui jogar Chrono Trigger..mas sempre fui louco, por ter jogado jogos semelhantes...como o proprio final fantasy...com certeza...esses são referencias essenciais nos rpg's que existem hj...
    em relaçao a qual escolher..fico com final fantasy, pelo legado que ele conseguiu...

    importante que há varios outros rpgzinhos que tbm vale muito a pena jogar!!

    hehee

    abraço

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de Castlevania 64.[2]

    e gostei de muitos jogos de 64. Pra mim, o erro da Nintendo foi mesmo o de ficar com cartuchos, em vez de concorrer com os CDs.

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.