Publicidade

publicidade

2 de janeiro de 2009

Sunset Riders - Especial

Sunset Riders é um game de tiro baseado no antigo velho oeste americano. O game, lançado para Super NES em 1993, é na verdade uma adaptação do original para Árcade, lançado em 1991. Este game é bastante conhecido dos brasileiros, mas é pouco lembrado pelo seu nome pelos jogadores mais casuais.

Como em qualquer game de tiro, a idéia é sair atirando em tudo que vê pela frente para ir aumentando a sua pontuação. A diferença aqui é que a pontuação é contada como dinheiro. Cada inimigo que você derrota faz você ganhar dinheiro, e ainda há uma recompensa extra para cada chefe derrotado, mostrada no inicio de cada fase. Da mesma forma que na maioria dos games da Konami, você ganha uma vida extra quando atinge uma determinada quantidade de pontos, que varia de acordo com o nível de dificuldade.

Há quatros personagens diferentes para escolher: Steve, Billy, Bob e Cormano. Os dois primeiros usam pistolas, e os tiros vão mais rápidos em direção ao inimigo, porém eles só atiram em uma direção. Os dois últimos usam espingardas e atiram em várias direções de uma só vez, mas seus tiros são um pouco mais lentos que os dos dois primeiros. No geral, Bob e Cormano são os melhores personagens, principalmente para os menos experientes no game.

Os power-ups também não poderiam faltar. Neste game, eles são broches, em formato de estrela, iguais aos broches que os antigos xerifes americanos usavam. O broche cinza lhe dá uma arma extra, aumentado a sua área de tiros, e o broche amarelo lhe dá a possibilidade de usar o auto shot, fazendo com que você só precise segurar o botão de tiro parar atirar.

O game possui 8 estágios diferentes, cada um com um chefe no final. Em dois destes estágios, você jogará sobre um cavalo. Infelizmente, ao contrário do que acontecia no Árcade, em que você podia se agachar no cavalo para desviar dos tiros dos inimigos, no Super NES isso não é mais possível, mas ainda assim a sensação de jogar nestas fases permanece bem legal. Além dos 8 estágios, o game ainda possui mais 2 estágios de bônus, em que você deve atirar nos inimigos que aparecem na tela, no estilo shooting gallery (parecido com o estilo de games em que você usa uma arma de brinquedo para atirar nos inimigos que aparecem na tela).

Gráficos
Os gráficos são agradáveis, mas nada que chame muito a atenção. O visual do game está longe de ser realista. Na verdade, os personagens chegam a lembrar desenhos animados. Certamente a idéia da Konami é levar o game mais para o lado do humor. Isso nota-se nas animações dos personagens quando correm ou da expressão deles quando saem por uma porta para coletar um power-up.
NOTA: 7,5

Som
É com certeza o ponto forte do game. Além das musicas serem ótimas, o que já é normal em um game da Konami, os personagens ainda possuem vozes. Sempre que você for enfrentar um chefe, ele irá falar uma frase, e quando você derrotá-lo ele falará outra. Há ainda outros dois pontos do game em que teu personagem interage com algum outro personagem, também usando vozes.
NOTA: 9,0

Jogabilidade

É bem simples e não compromete. Há um botão para pular, outro para atirar e outro para dar rasteira, e você alterar os botões de acordo com o seu agrado, na tela de Options. Os comandos respondem rapidamente também. O pulo do personagem é um pouco limitado e pode não agradar alguns jogadores. Os personagens também são um pouco lentos, se comparado aos personagens de Contra III, por exemplo, mas nada que estrague a diversão.
NOTA: 8,0

Replay

Apesar de ser um game bem curto, o fator Replay é alto. Isto porque se você quiser terminar o game no Hard você terá que jogar o game várias e várias vezes para conseguir tal façanha. E zerar no Hard é a única maneira de poder assistir ao final verdadeiro do game. Além disso, o modo Multiplayer garante que você continue jogando com mais um amigo.
NOTA: 8,0

DIFICULDADE

O nível de dificuldade do game é bem balanceado e deverá agradar a todos os jogadores. Isto porque você pode escolher entre três níveis de dificuldade, e ainda pode escolher o número de vidas e continues extras. Além disso, o game possui duas dificuldades “escondidas”, chamadas de S Normal e S Hard. Se você zerar o game no Normal ou no Hard, o game recomeça com o mesmo número de vidas, continues e dinheiro que você tinha, mas agora mais difícil. Estas dificuldades também são ativadas no modo Multiplayer, mas somente quando há os dois jogadores na tela. Zerar o game no S Hard é realmente um desafio altíssimo, e requer bastante treino e prática para conseguir.

MULTIPLAYER

Infelizmente, ao contrário do que acontecia no Arcade, em que era possível jogar com até 4 jogadores simultâneos, no Super NES só é possível dois. Ainda assim, o Multiplayer com certeza garantirá momentos de diversão. Apesar de ser um modo co-operativo, em que os jogadores se ajudam para derrotar os inimigos, existe também uma certa competição entre os jogadores para ver qual consegue acumular mais dinheiro. Isso é evidenciado quando os jogadores derrotam os chefes: uma tela aparece mostrando a porcentagem de tiros que cada um acertou no chefe, e aquele que tiver a maior porcentagem recebe todo o dinheiro da recompensa.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Shooter (Run and Gun)
Produtora: Konami
Data de Lançamento: 6 de Agosto, 1993
Salva? Não

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um ótimo game. Certamente um dos melhores Run and Gun do Super NES. Claro que não tem o mesmo realismo de Contra III, nem mesmo o mesmo nível de dificuldade, mas ainda assim é um game desafiador e divertido.

NOTA FINAL: 8,5

Essa análise foi enviada por Filipe, envie a sua também!


13 comentários:

  1. cara esse game foi a maravilha daki de casa quando eu era criança...
    hoje eu lembro dele como um dos melhores games q eu ja tive.

    ResponderExcluir
  2. vicia muito esse jogo eu tenho ele até hoje e funciona muito bem =D

    de:guiupoteru

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida está entre meu top 10 de jogos. Muita diversão e nostalgia. Acho que a parte sonora merecia 10!
    Irrí.

    ResponderExcluir
  4. cara tava jogando isso anteontem e lembrando da infancia XD
    muito bom esse jogo não me canso

    ResponderExcluir
  5. jogo otimo, pra mim, perfeito!! comprei o cartucho do jogo por 5 pila do carinha(burro ele nao?)o idney tem rasão a trilha sonora merecia nota 10,0! otima postagem!e o blog continua sempre maneiro parabens!!

    ResponderExcluir
  6. Contrate o Filipe para o blog, essa review tá irada.

    Massa

    ResponderExcluir
  7. Cara eu fico impressionado com a quantidade de jogos que eu desconhecia e que parecem muito bons... Como é o caso desse Sunset Riders.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse jogo mesmo.

    E aproveitando, eu fiquei sabendo de um jogo para Super Nintendo do Mario, que foi cancelado. Chamava-se Super Mario FX. Era um jogo do Mario que utilizaria o Chip Super FX nos gráficos, porém o jogo nunca foi lançado.

    ResponderExcluir
  9. naum, o super mario fx chegoa ser lançado sim, mas foi pra nintendo 64 e o nome mudo pra super mario 64!!!

    ResponderExcluir
  10. Pô eu adorava esse jogo,

    foi um dos poucos games de tiro para SN que curti.

    ResponderExcluir
  11. nossa bons tempos de quando eu era pequeno, era muito viciado nesse jogo cara bons tempos

    ResponderExcluir
  12. E JOGO E MUITO BOM NUNCA CHEGEI A PARA DE TIRO 1 PESSOA MAIS ERA BOM UM SISTEMA DE PW OU SALVA E MUITO BOM PRINCIPALMENTE DE DOIS

    ResponderExcluir
  13. Muito massa esse jogo
    passava horas jogando com meus amigos
    + nunca fechamos o jogo
    só depois de muito tempo eu sozinho
    consegui essa façanha usando uma
    manha que aprendi em outros jogos
    que é só apertar START com o 2º controle quando for dar continue
    assim vc continua o jogo sem ter
    q reiniciar a fase

    Parabens pelo Blog!

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.