Publicidade

publicidade

27 de março de 2009

Papo de Bits 12 - Emulador vs Console


O digníssimo .rene' me sugeriu esse tema. E esse tema é, de certa forma, debatido entre os colecionadores e os fãs de Super Nintendo. Com o fácil acesso à Internet, hoje em dia fica fácil conseguir jogos de SNES. Entretanto, a facilidade é tanta, que fica dificil conhecer todos os jogos, jogar todos os jogos, etc. No entanto, o console traz uma experiência diferente, tratando um jogo de uma forca "única", já que, dentre outros tantos fatores, você tem a possibilidade de jogar aproveitando todos os recursos do Console e do Cartucho e não ter o famoso save state, por exemplo.

É claro que é mais difícil conseguir os jogos para jogar no Console, por exemplo Super Metroid. Mas eu acredito que por esse motivo, os jogos jogados no próprios Super Nintendo tem mais diversão. E vocês, o que acham disso? Emulador ou Console? Qual traz mais diversão?

Lembrando que na nossa época, não tinha essa de save state e alguns benefícios que o emulador tem. Eu lembro que zerar Contra III era bem complicado. E sem contar as famosas reuniões com os amigos, onde rolavam torneios de Street Fighter e ISS Deluxe. Essa é (era, no caso) a essência do SNES, para muitos.

Sentem-se e faça um comentário com a opinião de vocês.

Veja: As melhores frases do Bob Marley


30 comentários:

  1. Bah, sem comparação...
    Apesar de o emulador de proporcionar várias facilidades, e a melhor delas é a possibilidade de conhecer os jogos,e poder jogar jogos que sempre via em revistas mas que nunca encontrei, como exemplo o Super Metroid de novo, e tbm tento ao máximo não usar o save state.Porém nada se iguala a emoção de jogar no console, era bem mais atraente, não passo tanto tempo na frente do pc quanto passava na frente do Snes jogando Bomberman 4.
    Apesar de ter o console ainda, sempre dá aquela tristeza de quando eu saía de rua em rua atrás de alguém que quisesse fazer uma troca de cartuchos(empréstimo).

    Sendo no console ou emulador, o Snes é, para mim, o melhor video game de todos.

    Rulez!

    ResponderExcluir
  2. Olha cara...

    Eu sinto mais o jogo mais divertido quando é jogado no próprio console.

    O Emulador ajudou muito a nao deixar uma história construída com muito esforço cair no esquecimento.

    Sinto falta da época q eu me reunia com os amigos e primos pra jogar ISS Deluxe, Top Gear, Street Fighter, Super Mario, ou qualquer outro jogo multiplayer.

    Hj em dia atravez do ZBattle vc pode jogar em duplas, mas nao é a mesma coisa, pois vc nao vê quem tá do seu lado, q por um lado é bem chato.

    Hj nem com a era Play 2 e 3, XBox 360 e Nintendo Wii vc tem essa mesma diversão de 10 anos atras.

    Acho q a internet atrapalhou um pouco isso.

    Bom, é isso q eu acho!

    ResponderExcluir
  3. Jogar pelo console, na minha opinião é bem melhor, sem sombra de dúvida. O emulador não te dá aquela satisfação de enfiar o cartucho, e depois dar uma assoprada para tirar a poeira quando o jogo não funciona. Mas o emulador te dá um mundo de jogos pra escolher e, pra quem não tem, te dá o próprio console. No emulador a gente pode experimentar mais, jogar aquele jogo que você nunca achou para alugar, ou matar a saudade daquele jogo que você emprestou para aquele colega, e nunca mais viu ele de novo...

    A Era do Super Nintendo foi, na minha opinião, a melhor de todas. Sei que vou parecer um velho ranzinza falando assim, mas as "reuniões com os amigos" hoje se resumem a cada um sentado na propria casa jogando online(não que seja ruim jogar online, mas não é a mesma coisa).Não me lembro a última vez em que eu cobri um joystick com a camisa, ou atrapalhei o meu adversário apertando os botões da manete dele...

    ResponderExcluir
  4. O console é bem melhor que o emulador. E eu não digo isso por causa dos extras que ,ao contrario do emulador, o console não oferece. e sim pela... pela...
    Bom, eu nem sei direito porque gosto mais do console. Tenho dezenas de jogos no meu emulador, e só uns 10 no meu console, mas não me canso de zerar o Super mario um monte de vezes ao dia. Coisa que não acotece no emulador.
    Agora, me diga vc Wallace, qual é melhor na sua opinião?

    E mais uma coisa, a melhor coisa que eu tinha na minha infancia era o Street Fighter, era muito divertido, eu sabia todos os golpes de todos os caras mas quase nunca guanhava. Era show.

    ResponderExcluir
  5. Seu eu tivesse meu SNES de volta, e o poder de transformar roms em cartuchos, seria o gamer mais feliz do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Eu axo o seguinte, ambos tem pontos positivos e negativos : os emuladores tem um conforto mt grande como vc mesmo disse pra salvar, pra encontrar jogos raros ; e o console em si tem uma vantagem enorme pelo conforto de jogar no sofá , pelas reuniões de amigos, mas peca em variedade de jogos, e em saves.
    Eu tive um super nintendo por 8 anos,e me arrependo profundamente de ter trocado ele por um playstation. Mas era difícil pra axar os jogos e tal, mtas vezes alugava certos jogos e dpois fexava o lugar onde eu alugava e eu nunk mais via os jogos de novo, ainda mais aki ond eu moro q é uma cidade pekena ainda.E eu tive grande felicidade em reencontrar o jogo
    Ganbare no Daiku Gensan aki nesse blog, e tenho que agradecer vcs por me dar de novo o prazer de jogar esse clááááássico q eu aluguei uma vez só aos 12 anos e nunk mais axei, e graças a vcs e o google, reencontrei , 10 anos depois !

    ResponderExcluir
  7. Aqui na minha cidade abriu uma loja de jogos, e eu vi lá 5 fitas de Super Ninendo, incluindo Super SF II e Mega Man X. XD

    Mas eu prefiro o emulador... Fica mais fácil de conhecer as pérolas do Super Nintendo que não tive chance de jogar no Vídeo-Game. Se tiver um controle USB melhor ainda!

    Claro que não é tão divertido como reunir os amigos naquelas tardes chuvosas para um campeonato de Super Nintendo, mas é uma opção para gente como eu, que gosta de conhecer novos jogos...

    ResponderExcluir
  8. Prefiro no console, sentir a emoção de um controle na mão. Mas o emulador tem seus benefícios como o "Save State" que foi citado ae.

    ResponderExcluir
  9. Faaaala Wallace, com certeza o Console é melhor pra mim. Acho que não há nada como a sensação de vc apertar os botoes, mexer no controle e tal. O emulador é legal pq ele possibilita vc conhecer e jogar jogos que vc nem sonhava qdo era pequeno. Mas a emoção pra mim é bem diferente... Aliás mesmo com aquele controle USB pra jogar no PC nao sinto a mesma emoção. Acho que é bem isso que vc falou, no console o jogo é uma força única, vc volta todos seus sentidos pra ele e tal. Eu prefiro.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. sem duvida não há nd melhor do q jogar no SNES, usar o controle do SNES e se matar pq não tem save state
    o emulador é apelão da pra zera qualquer jogo e enm q vc tente não usar save states não é a mesma coisa d jogar no SNES
    nd como ficar lutando pra fazer o cartucho funcionar e ter q passar alcool nele
    SNES forever...

    ResponderExcluir
  11. Pra mim a emoção que se tem jogando no console é única - aquela emoção de pegar no controle, sentir o jogo de verdade, é algo que não dá pra sentir nem emulando um jogo e com um controle USB do PC. Jogar no console é relembrar verdadeiramente de como era jogar no passado.

    Porém é fato que os emuladores trouxeram para todos nós a possibilidade de jogar aqueles jogos que nós sabiamos que jamais encontraríamos nas prateleiras aqui no BR. Mas a emoção não é a mesma não :P

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida era muito melhor jogar no videogame por causa dos "campeonatos" que se fazia nas casas com Mortal Kombat II,Top Gear,ISS Deluxe e é claro era muito mais agradável jogar usando o clássico controle do snes..Mas os emuladores tem suas vantagens ja que você pode ter praticamente todos os jogos de snes no pc e a posibilidade de usar os saves e um controle USB

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo com o Alexandre.Prefiro o emulador.
    Eu tenho somente 15 anos e não viví a época do SNES mas pra min é como se eu tivesse vivido sim.O meu Super Nintendo eu congegui por causa que a minha prima me deu (foi em 2004 eu acho)e sempre joguei ele antes de conseguir o computador, agora raramente eu jogo no console, uso mesmo o emulador.
    Depois que consegui o emulador de SNES, eu aprendi a dar mais valor as roms de SNES e jogo quase todo dia, os jogos parecem que ficam mais prazerosos de jogar no emulador, mais não tenho nada contra o console.

    ResponderExcluir
  14. Emulador 1 x 0 Console.
    Razão: O simples fato de você poder jogar "de graça" já me traz diversão rsrs. Mesmo porque, muitos jogos inacessíveis como Dragon Quest 6, só consegui jogar quando descobri a emulação.

    Mas jogar no console tem seu ponto positivo, pois cresci na era snes, sinto falta das citadas reuniões (e apostas rsrs) que faziamos nos jogos de luta: Super Street, UMk3.. Antigamente a gurizada era mais corajosa nos desafios.

    ResponderExcluir
  15. Grande Wallace! Pelo jeito o assunto rendeu né! :D
    Eu também concordo com a maioria da galera, que acha que jogar no console é muito melhor do que jogar no emulador! Vou citar aqui alguns motivos do por quê eu acho isso:

    * A sensação de: colocar o cartucho, ligar o Super Nintendo, ficar olhando pra televisão, ver que não funcionou, desligar o SNES, arrumar a fitam, ligar de novo... até finalmente funcionar! haha! Pode parecer besteira, mas a sensação de ver que "a fita pegou" é única! Também posso citar O controle do Super Nintendo! A diferença de jogar com o controle e jogar no teclado é IMENSA! Primeiramente o controle tem uma ótima distribuição dos botões, o que permite mais ações e movimentos simultâneos. Além disso, jogar no controle dá uma sensação nostálgica muito boa! uahaushsheu!

    * A questão do "save state". Podem falar o que quiserem, mas a GRANDE MAIORIA do pessoal que joga no emulador, faz uso deste artifício. Por mais que comece o jogo pensando: "Não vou usar 'SAVE'", ao se deparar com uma situação difícil, uma parte desafiadora do jogo, usam o SAVE do emulador. Poxa, isso acaba com toda a proposta do jogo. As empresas que fizeram os jogos de SNES tiveram que pensar no quesito "desafio". Criaram momentos nos jogos que desafiassem o jogador, momentos estes que são "estragados" pelo SAVE STATE dos emuladores.
    Vou usar um exemplo que aconteceu comigo: Recentemente terminei no SNES o jogo "Battletoads & Double Dragon". Lembro que quando era muleque não passava da terceira fase! Mas a pouco tempo consegui o cartucho emprestado de um amigo meu, e passei horas jogando. Não foi de primeira que terminei o jogo. Recebi "game over" diversas vezes, mas fui persistente, elaborei estratégias para derrotar cada inimigo, estratégias para passar pelas diversas situações que o jogo me impôs. E quando consegui terminar foi uma sensação incrível, coisa que com certeza eu não teria jogando no emulador. Mas o jogo foi feito com esse objetivo mesmo, desafiar o jogador, e permitir a satisfação de ter "fechado" o jogo!

    * Dizem que uma das vantagens de jogar no emulador é ter todos os jogos à sua disposição, a hora que quiser. Ora, eu vejo isso como uma DESVANTAGEM, isso sim! Lembro que quando era muleque, todo fim de semana minha mãe deixava eu e meus irmãos, cada um alugar um jogo na locadora. E ao saber que teria que entregar o jogo na segunda-feira, nos empenhávamos ao máximo para tentar terminar, ou chegar o mais longe possível no jogo!

    O que quero dizer é que você dá mais valor a cada jogo, quando você adquire eles, um a um, e vai jogando cada jogo como se ele fosse único!

    Bom, é isso! Espero que minha contribuição possa ter colaborado com esse grande Papo de Bits! Essa questão "Emulador vs Console" é um ótimo assunto! Aliás, grande idéia desse tal de .rene' hein! IHAIUEAIOEeiouae!

    ResponderExcluir
  16. faar a verdade o melhor é no console só que muitos jogos que vc nem sabia que existia tinha na net pra jogar no emule e tb as facilidades que o emule traz é muito fácil vc zerar pra falar a verdade
    como ghous n gohsts poucos zeraram no console pq ele é muito difícil como outros vários jogos
    e por isso a graça de jogar no console é melhor no que do emule

    ResponderExcluir
  17. claro q no console era muito mais divertido as vezes eu fico pensando no tempo q eu tinha ele mas o emulador eu prefiro pelo save state pois sem ele nunca teria zerado super bombermam world 3 e outros..

    ResponderExcluir
  18. eu prefiro no console,porem no emulador vc tem pode baixar qualquer rom que quiser

    eu msm na epoca do console so jogava dk quando alguem me emprestava ou entao locava ja que era mto dificil de achr a fita pra vender.

    ResponderExcluir
  19. "E sem contar as famosas reuniões com os amigos, onde rolavam torneios de Street Fighter e ISS Deluxe."

    Se disse tudo ....e o emulador te chama pra usar o save state e tbm aumentar os frames pra passar dos lugares mais rapido isso tira um pouco da graça..

    ResponderExcluir
  20. eu uso muito emulador, mas emulador de console, pq detesto jogar em pc. No caso o Nintendo Wii proporciona a mesma qualidade do console original para atari2600, nes, master system, mega drive e super nintendo. ^_^ Jogo todos eles via Wii

    ResponderExcluir
  21. O Pessoal falou tudo...

    Jogar no console era muito mais divertido.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Não tem nem comparação, é muito nostalgico vc pegar o cartucho daquele monte dentro de uma caixa de sapato, encaixar no console e ver o simbolinho da nintendo aparecendo numa tv de tubo da época.
    E os jogos que eram passwords...
    eu tinha(e tenho de alguns jogos ainda)uma folha de caderno cheio de passwords anotados(principalmente de indiana jones e goof troop :D )

    até mais e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. No console é muito melhor...
    Hoje tenho um xbox 360 porém... nunca vai ser quando eu tinha meu snes...
    horas e horas jogando dk, isss, era demais
    matava até aula
    kkkkkkkk
    sinto falta daqueles tempos...
    jogos de hoje em termo de diversao msm ... estao fracos
    hoje em dia é mais graficos...
    =/

    ResponderExcluir
  24. Sou jovem e infelizmente não presenciei a era 16 bits ativamente, até tive um SNES mas como só tinha 3 anos não havia como curtir direito, praticamente vim descobrir o SNES pelos emuladores. Me apaixonei de tal forma que sempre sonhei em te-lo, em meu aniversário deste ano comprei um, foi o dia mais feliz da minha vida. Comparar um emulador com o console é o mesmo de comparar um DVD ao cinema, o emulador tem suas comodidades como os savestate, assim como o DVD tem suas comodiades como poder parar o filme para ir ao benheiro e tal, mas a experiencia no console, assim como no cinema, é milhões de vezes mais prazerosa do que no emulador/DVD.

    ResponderExcluir
  25. alguem sabe o nome do jogo em q vc é um garoto de cabelo azul com uma roupa das cavernas e um bastao de madeira?tambem sei q quando vc apanha de um inimigo,vc vira um macaco!ajudem please!

    ResponderExcluir
  26. Tambem gostaria de saber o nome desse jogo em que vc e uma krinha de cabelo azul e quando é atingido por um inimigo vira um macaco... alguem sabe o nome desse jogo

    ResponderExcluir
  27. gosto do console, gosto do emulador!

    hoje nao importa mais, se nao tem o console busque o emulador, nao que jogar no teclado compre(ao menos isso) um joystick usb ou nao! Quer conhecer mais jogos? as continuações talvez? Busque!

    Mas um fato é dificil jogar c/ os colegas ao lado! Nao sei de emulador p/ jogar online c/ outros jogadores... poste ai alguem, please!

    Uns reclamam dos "save state"s da vida, mas e os "cheats codes" nossos de cada dia, quem nao se lembra? curtição total para mostra à turma "o q só eu sei fazer". Alquem lembrou do GameGuear(é assim que escreve?), desculpem-me mas, putz cara para de "reclamar" e vai curtir o melhor da vida, ou melhor, o melhor da informatica!
    Isso é nostalgia, é magico, é até mistico, vamos criar a religiao "Reino Dos Nostalgicos do Snes" ;) brincadeira sem maldade, mais a vida é curtição, continues a todos, sem GAme Over...

    JR

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.