Publicidade

publicidade

17 de abril de 2009

Por Dentro de Star Fox

Star Fox - Super NintendoFabricante: Nintendo
Gênero: Scrolling Shooter / Tiro 3D
Trila Sonora: Excelente
Jogabilidade: Ótima
Gráficos: Ótimos

Em 1993 era lançado um jogo que revolucionaria o gênero Scrolling Shooter e que mostraria para os gamers a capacidade dos recursos do Super Nintendo, mais precisamente do Super FX. Star Fox, conhecido na Europa como Starwing, é o primeiro jogo da série (de 5 jogos), o primeiro a utilizar o chip Super FX do Super Nintendo, no qual dava a impressão de gráficos 3D. O que diferenciou o jogo dos outros do gênero.

Apesar de ter toda uma estrutura, Star Fox é um jogo simples. Fox McCloud junto com seus companheiros, Falco Lombardi, Slippy Toad e Peppy Hare tem como objetivo destruir o máximo de inimigos possíveis, operando sua Airwing. A princípio, o time Star Fox têm que contra-atacar os inimigos do planeta Venom, começando por sua base, Cormeria. E isso segue por toda jornada; derrotar inimigos e chefões.

Star Fox - Super Nintendo

 Ao decorrer do jogo, o enredo vai se desenvolvendo e, ao contrário de muitos jogos do gênero, Star Fox apresenta uma ótima história. No vasto espaço sideral, o jogador controlará a nave junto com a raposa Fox. Apesar da visão 3D que o jogo transparece, a jogabilidade não foge muito das que conhecemos (no Super Nintendo). A nave vai sempre em frente, podendo efetuar manobras no ar (giros com os botões R e L), nas quais são muito úteis para se esquivar de tiros. E com isso você terá que reforçar suas defesas, pois ao esbarrar em certos lugares, você poderá perder a função de uma asa, e isso prejudicará o seu poder bélico. O jogador ainda poderá contar com visões diferentes durante o jogo, como em primeira pessoa, normal e mais próximo da tela.

Em 1995 iria ser lançado o Star Fox 2 para Super Nintendo. O projeto não foi para frente, por conta da proximidade do lançamento do Nintendo 64. Entretanto, a versão do N64 teve vários elementos do SF2, acreditando-se que a versão para SNES fosse apenas um beta da versão para o 64 bits. Recentemente o site RomHack.net desenvolvou um Patch (veja aqui) que "resolve" a maioria dos bugs na Rom do Star Fox 2. Mas ao rodar o game, o jogador percebe que SF2 é sim uma versão Beta, e mesmo com patch, o jogo é muito bugado.


O que é uma pena, pois pelo o que dá para ver no jogo, o suposto segundo título da série para Super Nintendo, iria fazer sucesso, pois a versão tem vários elementos e coisas legais, como modos de jogos à mais, mais personagens e outros veículos. E sem contar o modo Battle, que deve ser show de bola!

Outros jogos da Série: Star Fox 64 (N64), Star Fox Adventures (Game Cube), Star Fox: Assault (Game Cube), Star Fox Command (NDS)


14 comentários:

  1. Pra mim esse foi o primeiro e único jogo da série que realmente funcionou. Os demais achei muito fracos.

    Viva a nostalgia!

    ResponderExcluir
  2. esse jogo veio no meu snes ...q nostalgia

    ResponderExcluir
  3. Puts show essa matéria hein... Eu sinceramente nao curti muito o Star Fox do SNES, achei a jogabilidade ruim, mas era realmente fantástico essa impressão tridimensional do jogo. Acho q foi um dos unicos jogos que causaram esse impacto.

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo é demais! E as músicas nem se fala! Um verdadeiro clássico!
    Eu joguei o de N64 antes de jogar o de SNES, e sempre achei que o de SNES contaria a história do pai do Fox.XD Muito boa a matéria!

    @Sérgio Oliveira

    Realmente, a franquia caiu muito em termos de qualidade. Mas o de N64 é bacana também. Me ensinou a ler, falar e escrever em inglês.

    ResponderExcluir
  5. esse jg é d+
    vc se sente la no meio da guerra e os graficos sao mt lokos
    é realmente uma pena o Star Fox 2 não ter saido como jg oficial... sem tds os bugs q tem seria um otimo jogo

    ResponderExcluir
  6. eu acho que joguei o star fox do snes quando era bem novo mas não lembro direito, ja o do n64 eu joguei muito , mas nunca consegui zerar... mas é um exelente jogo!!!

    ResponderExcluir
  7. olha, eu zerei o StarFox n64,
    e devo dizer, é incrivel aquele jogo!
    e cheguei a jogar um poko do Snes,
    e tbm é otimo.

    e é mermo,
    o Starfox2 pra Snes é
    injogavel.
    quem sabe com o path a coisa melhore!

    abraço e Fuiz!

    ResponderExcluir
  8. Star Fox do N64, o melhor.

    ResponderExcluir
  9. E sem contar os efeitos sonoros do jogo, né. Pô, eu curti a versão do SNES e do N64. Entretanto, não joguei as outras :p

    ResponderExcluir
  10. a emoção da versão SNES não chega aos pés das mais atuais

    ResponderExcluir
  11. Cara na net tem uma versão completa do starfox2 e em inglês. Eu joguei e posso dizer que funciona perfeitamente mas aconselho jogar no mais difícil pois foi bem fácil zerar, se eu achar a rom aqui eu posto para vocês.

    Phanton

    ResponderExcluir
  12. Curiosidade: Starfox Command é igual ao Starfox 2.

    Vou explicar, Starfox Command, possui a mesma jogabilidade e estilo de jogo do jogo beta.

    O jogo mostra 2 novos membros do Starfox Team que foram substituidos, que no melhor final do jogo, o qual tem 9 finais, um novo Starfox Team é formado, o grupo termina com: Fox Mccloud, Falco Lombardi, Slippy Toad, Krystal, e Amanda. Peppy sai da equipe e se torna general.

    Esse jogo mostrava um novo chefe, que no caso do Starfox Command os chefes são os membros do Imperio Anglar.

    Concluindo, a serie apesar de ainda não ter um jogo pro Wii(o que estou ansioso pra ver na E3 desse ano), perdeu alguns e ganhou varios fãs, pelas reviravoltas de cada versão. Adventures introduziu uma mistura entre o jogo original e Zelda, os personagens ganharam mais personalidade e como disse um amigo do meu irmão deixou de parecer sem graça depois que Fox encontrou uma namorada.
    Assault tem um sistema de combate bem interessante, Airwings e Landmasters estão de volta agora com a novidade do combate a pé, pena que o enredo e ação não foram bem utilizados.
    E por fim Command um dos melhores da serie, com graficos do 64 melhorados, bom enredo, grande jogabilidade e acima de tudo 9 finais, eu tenho um DS com flashcart gostei tanto do jogo que comprei original novinho por 18 reais.

    Starfox sempre foi e sempre será uma das maiores franquias da Nintendo, com esperança veremos um novo jogo após 4 anos, Shigeru Miyamoto já disse que adora a serie, porém o publico japonês é muito exigente com a serie, o que torna dificil a criação de um novo jogo, apesár da IGN ter dado quase 9.0 para Command.

    ResponderExcluir
  13. se alguem kizer eu estou vendendo no mercado livre xD aqui está o link
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146978275-starfox-super-nintendo-praticamente-novo-_JM

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.