Publicidade

publicidade

9 de agosto de 2009

Papo de Bits # - Por quê o SNES?


Esse papo de bits vai ser totalmente especial. Como a seção estava parada há semanas, o Rogrido Rkwgf deixou uma sugestão interessante lá na nossa comunidade.

Não sei se é um bom tema para um papo de bits, mas eu gostaria de saber a opinião da galera. Creio que todos que acompanham o blog são vidrados em SNES, jogam até hoje e ainda se divertem um bocado, depois de, sei lá, quase vinte anos.

Creio que o SNES tenha causado um sentimento muito forte em milhares de pessoas, tanto que é um dos consoles mais (seo não "O" mais) populares já criados, mesmo para os padrões atuais. Portanto, deixo três perguntas. O que o SNES tem que mantém tantas pessoas fiéis por tanto tempo? Qual o seu motivo para ser um fã do console e de seus jogos? Sei que muitos vão dizer "Eu adoro a nostalgia que eu sinto ao enfiar o cartucho no lugar e apertar o power ou de assoprar as fitas" mas isso não é um bom motivo, já que a maioria deve jogar por emulador.

A última pergunta é se na sua opinião, as novas (atuais) gerações de jogadores irão ter uma sensação semelhante daqui a uns quinze, vinte anos ao se lembrarem dos jogos dos "Velhos Play 3, XBox 360 e Wii"?


37 comentários:

  1. snes é bom porque me faz lembrar de quando reunia uma galera aki em casa pra joga top gear e futebol... e isso é uma coisa que nenhum video game de hoje vai conseguir fazer da mesma forma que o snes fez, porque hoje em dia é tudo online(apesar de ser melhor que jogar no pc sozinho, ainda sim você num vai ter ninguem pra "zuar" se você vencer)
    e também com os emuladores descobri ótimos jogos de snes(como final fantasy) que nem imaginava que existiam :D

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, são os jogos, são varios e são ótimos! e a sensação de quando você zera um jogo é muito boa, hj em dia pra termina um jogo você perde varias horas da sua vida...

    ResponderExcluir
  3. BEM. NO MEU CASO EU AINDA ESTÁ VIDRADO NO SNES EH PQ FOI NO CASO O "BRINQUEDO" QUE DUROU A MINHA INFANCIA INTEIRA ERA O MEU PASSATEMPO NOS DIAS DE CHUVA E ETC. E POR ESTÁ RELEMBRANDO OS BONS MOMENTOS Q PASSEI COM O MEU SNES E JOGO ATÉ HJ PQ ACHO OS JOGOS MUITO BONS E VOU SEMPRE DESCUBRINDO OUTROS JOGOS E ATE ALGUNS APARELHOS Q EU NUNCA VI COMO BAZUCA SUPER SCCOPER, CONTROLE DOURADO DA COPA DE 98 E ETC. E ACHO Q OS JOGADORES ATUAIS PERDERAM MUITA COISA E ACHO Q VÃO QUERER JOGAR SIM ESSES VIDEO GAMES PELO MOTIVO DE ESTAR NA INFANCIA DELES TBM.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o que me faz gostar tanto do SNES é o fato de eu ter ganhado um quando era pequeno, e cresci jogando seus games.

    Acho que a mesma coisa vai acontecer, lá pra 2029, por aí, todos vão se lembrar da geração de hoje, do mesmo modo como lembramos do SNES.

    ResponderExcluir
  5. O que me faz gostar tanto do SNES é a diversão que seus jogos trazem e que nenhum outro console consegue transmitir, sem falar nos gráficos que apesar de não serem os mais "perfeitos" atraem o meu gosto. Outro motivo é que eu cresci jogando SNES, fiquei "apaixonado" pelo console, e até hoje tenho o meu. Apesar de ter um, eu jogo muito mais pelo emulador porque na net consigo muitos jogos que sempre quiz jogar no SNES mas não achava a fita.
    Bom, basicamente é isso.

    ResponderExcluir
  6. Ele é e foi popular pelos seus jogos ótimos, além de invadores, ele já começava a vida com Pilotwings, F-zero e ActRaiser, games extremamente inovadores. Nostalgia nada mais é do que um carinho que agente cria com algo que crecemos fazendo, por tanto, sim, acho que daque à 15, 20 anos as pessoas estaram como nós hoje com o SNES.

    ResponderExcluir
  7. Acho que nem tanto, tenho uns amigos que tinham um Dreamcast (e tiveram esse dreamcast antes mesmo de conhecer um snes) e não sentem toda essa paixão, nem mesmo por Playstation, Gamecube...

    Alguns tem a paixão pelos "clássicos" do PS3 - Wii e X360, mas eles nasceram no NES, e se alavancaram com o SNES. Sendo que o própio playstation era apenas um "Plug-in" pro SNES.

    Acho que o SNES é sim um dos mais importantes videogames, e o que agente sentiu, a nova geração não consegue chegar perto kkk

    Claro que eles se lembrarão da infancia com esses videogames, mas clássico é clássico. E Legado é legado...

    ResponderExcluir
  8. o que me faz jogar super nes e a dificudade dos games pois super nes e da epoca q naum tinha detonados como c tem hj atraves da internet c tinha q zerar o jogo na moral , pois os jogos d hj deixam a desejar nesse aspecto c tem belos graficos e pouca dificudade .
    alem do mais o snes inicio varias serias classicas de games ( final fantasy secert of mana price of persia zelda entre muitos outros )é esse , o grande motivo dele ter varios fãs mundo afora

    ResponderExcluir
  9. Cara, não sei se vão ter a mesma nostagia. O PSOne, mesmo sendo um excelente e revolucionario console na sua época, não causa tanto esse sentimento.

    Se bem que pode até ser pelo conflito com a geração do SNES.

    Mas, quem só teve contato com os jogos por emulador nessa nova geração, provavelmente não via sentir a nostagia que sentimos pelo SNES, assim como muitos de não sentem do Atari, e vão ter esses sentimentos com os consoles menos idosos: Dreamcast, PSOne, Saturn e pq não até mesmo do PS2. ^^

    ResponderExcluir
  10. El Chapulin Colorado9 de agosto de 2009 às 19:40

    Provavelmente para muitos o SNES é o favorito porque foi o primeiro vídeo-game que jogaram, afinal o primeiro jogo a gente nunca esquece. Eu vejo moleques de 10 anos falando de Need for Speed como se fosse Donkey Kong pra mim, isso porque foi o primeiro jogo que tiveram contato. Mas eu amo o SNES não só porque foi o primeiro video-game que joguei, mas sim por causa da qualidade dos jogos. God of War, GTA, Tomb Raider, CS, até dá pra jogar mas NADA substitui Super Mario, Donkey Kong, Top Gear ...

    Ah e não acho que daqui 20 anos vão lembrar do PS3 ou Wii como nós lembramos do SNES, porque, na minha opinião, nenhum jogo desses consoles marcou tanto quanto os primeiros jogos do Mario e cia.

    ResponderExcluir
  11. Olha eu acredito que a paixão por esse maravilhoso console,seja a quantidade e qualidade dos jogos feitos para ele.Outros motivos acredito eu também, colaboraram.Por exemplo não havia internet,por esse motivo nós (molekada dos anos 90)Faziamos vaquinha pra comprar as revista Ação Games,Vídeo Game e outras para ter acesso as dicas e manhas dos jogos com isso foi criando um vincúlo ainda maior como snes.E sinceramente eu não acredito que outros consoles de hoje alcançaram o nivél DE BEM QUERER do nosso querido e amado SUPER NINTENDO.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de SNES porque jogo a mais de 9,10 anos e também pelos jogos inesqueciveis Super Mario World,Donkey Kong Country,etc..E acho que os video-games atuais tambem serão lembrados.

    ResponderExcluir
  13. eu acho que tenho uma resposta boa

    o SNES foi o videogame que fechou a "era" do 2D. Depois dele, já vieram os playstations, nintendo 64 e etc..
    Adicionando a isso, é claro, ele é um dos videogames mais fodas que já existiram

    enfim, mesmo sendo tudo videogame, o SNES meio que pertence a uma categoria diferente dos videogames novos, entao quando eu, por exemplo, quero jogar algum jogo do estilao 2D, a primeira coisa que vem a minha cabeça é o SNES

    e não, eu acredito que não vão lembrar do Xbox360, Playstation3 e Wii da forma que lembram do SNES, porque, daqui a alguns anos, vão lançar um videogame melhor, e depois um melhor que aquele, ninguem se lembra assim do primeiro playstation, o N64 é considerado um classico por muitos (inclusive eu =D), mas nada que se compare ao SNES.
    Acho que só quando inventarem alguma coisa completamente nova, que abra uma nova "era" de videogames talvez algum novo videogame fique pra ser lembrado como o SNES.

    bem eu só vim a pensar nisso agora, e nem parei pra pensar melhor ou tentar escrever melhor, espero que entendam minha opiniao.

    ResponderExcluir
  14. É, concordo com o Alexandre xD
    Eu nasci e cesci jogando SNES
    Só que roubaram o meu t.t
    E eu ainda estou com as 75 fitas que eu tinha *-*
    Saudades imensas

    ResponderExcluir
  15. Cara .... Snes é e sempre será o maior consoleda história jogos fantásticos que realmente revolucionaram .... me lembro como se fosse hj .... a sala lotada , rolando um Street Fighter , e o perdedor passava o controle .... Mortal Kombat .... Top Gear ....

    Nessa época é raro ver bons jogos em 2D .... parece que acham que bons jogos são .... bons graficos .... hj a garotada só quer graficos melhores .... fico indignado quando vejo um garoto falando que não gosta do Sumper Mario Bros ....

    Não tem nem o que falar Snes pra sempre !

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que é importante falar antes de responder a essa pergunta? O mundo mudou demais, hoje em dia as coisas são passageiras e marcam bem menos em nossas vidas. Fácil perceber isso, veja as bandas musicais por exemplo, uma bandinha nova estourando a cada semana e sumindo mais rápido q bandidinho do Rio de Janeiro. O mesmo com o cinema que atualmente aparecem váááários filmes por mês... O mesmo acontece com os games hoje em dia, é mta coisa de uma vez só, nada mais é marcante.

    Sobre a pergunta, acho que NÃO vão pensar nos consoles atuais como a maioria de nós pensa em relação ao Snes, com aquele ar de admiração...

    ResponderExcluir
  17. Pra mim o principal, são os games. Pois na epoca do snes, os games eram mais simples e ainda sim muito divertidos, por isso fazem tanto sucesso.Os jogos atuais são mais complexos, possuem enredos envolventes, graficos surpreendentes e costumam consumir muits horas de jogo. Geralmetne estes jogos longos não zeramos mais de 3 vezes. Fica claro então, que o snes nos oferecem uma vasta gama de jogos que já não encontramos tanto nos atuais: Jogos divertidos e simples, que oferecem diversão rápida e com ótimo fator de replay.

    ResponderExcluir
  18. Valeu galera, por matar a minha curiosidade. Concordo, com alguns, no aspecto do SNES ser um console revolucionário na época. Realmente, F-Zero, que veio junto com o meu console, e Star Fox marcaram a minha vida com seus gráficos pseudo-3D. Final Fantasy, Chrono Trigger e Zelda tinham enredos tão profundos que me tiravam o sono em algumas noites. Creio que seja por eu ser mais velho hoje, mas são muito poucos os jogos que me causam sensações semelhantes. Quando eu comecei a jogar games, foi um primo, um pouco mais velho, que me ensinou. Isso foi no Atari, depois passou pelo Mega Drive. Só depois que eu arrumei um SNES para mim. Eu também tenho dois primos mais novos, um de 11 e outro de 5. Da mesma forma que fui ensinado a jogar, ensinei os dois a jogar usando o SNES. O mais velho sequer se lembra da existência do console. O mais novo ainda joga o SNES, já que a maioria dos jogos de hoje são complexos demais para ele. Foi por isso que essa minha dúvida surgiu. O mais velho cresceu jogando o SNES, assim como eu, mas o console não deixou a sua marca nele. Eu sei que os jogos de hoje são mais atraentes e é totalmente normal ele preferir os atuais, mas ele nem se lembrava dos jogos do SNES...
    Eu acho que serão poucos na atual geração de gamers que irão se lembrar dos seus consoles com o mesmo carinho. Me parece que a maioria já está ansiosa para, por exemplo, saber como vai ser o "Playstation 5" no mesmo dia em que lançam o "Play 4". Alguém falou ai em cima sobre moleques falando de Need for Speed como se fosse Donkey Kong... Pois por aqui se usa um tom quase que de desprezo em relação aos jogos de Dreamcast e PSOne. E isso faz eu me sentir um ancião... uahhaahu.

    ResponderExcluir
  19. 1. Ele mantém muitas pessoal fiéis pq revolucinou, marcando a infância de muita gente ^^

    2. O meu motivo é a simplicidade dos jogos, que conseguem me divertir qnd eu tenho muito ou pouco tempo pra jogar. Fora que o emulador eh de graça : P

    3.Creio que não. Não da mesma forma que o SNES nos marca, pelo menos... Pricipalmente pq daqui a pouco a gente vai entrar dentro dos jogos xD

    ResponderExcluir
  20. pelo carisma e a diversão acredito q são o principal motivo q me leva a jogar até hoje ,,,: e em relação as gerações futuras acredito q ñ pq os jogos de hoje vc zera um vez e depois ñ tem mais vontade de zerar
    são jogos q ñ marcam diferente de muitos jogos do snes q vc zera uma vez e zera denovo e denovo......

    ResponderExcluir
  21. Simplismente amei o SNES por um simples motivo: foi o meu primeiro videogame de verdade.

    Antes dele adquiri um Dynavision, mas convenhamos que Dynavision não faz frente a um SNES, ainda que tivesse games muito bons.

    O fato é que nele eu joguei games inesquecíveis como Super Mario World e Donkey Kong Country 3.

    Sobre a nova geração? Bem, digamos que os games surgem aos quilos e a grande maioria é descartável...

    ResponderExcluir
  22. 1º- Se for como o Bruno e o Elizio falou, que um dos requizitos é ser inovador, abrir novas portas nos games, temos hoje aí o Nintendo "Nós", que nos abriu um novo leque de interatividade quanto a jogabilidade dos games.
    2º- Quanto a resposta do Rkwgf, acho que o mais velho não se lembra pelas preções da sociedade, tipo, teus amigos só falam de jogos novos, e você vai entrando na onda, se tornando igual, só mais um tijolo no muro. Já o mais novo não tem toda essa pressão por tanto faz o que gosta sem medo, quer dizer, hoje não deixei de assistir desenho animado, pois ainda gosto, mas muitos adolecentes o fazem para agradar colegas, que porvavelmente fazem o mesmo. É tipo duas pessoas se paquerando, ambas se gostam, mas nenhuma fala por vergonha. Quer dizer, se todo mundo fizesse o que gosta, sem se preocupar com a opinião alheia, o mundo seria mais feliz.

    ResponderExcluir
  23. É victor2347, pode até ser esse o motivo. Mas mesmo assim eu não consigo entender, pois eu também passei por essas pressões. Vi todo mundo mudar para o N64, para o Dreamcast, Gamecube, PSY. O console mais moderno que eu tenho é o PSOne. Hoje, eu jogo mais pelo PC mesmo, mas não me importo em saber que provavelmente nunca vou ser dono de um PS3. Ainda sou feliz com os meus consoles.

    ResponderExcluir
  24. Esse eu tinha de comentar: Sabe o Mickey Mouse? esses personagens que a gente nunca esquece? tem alguns como o Super Man que tem mais da 100 anos!!! E o Snes é isso: Nosso heroi.
    Jogo o Snes por emulador e adoro ver adoro o Super Mario, Donkey Kong...etc...CRESCI COM ELES.
    Sabe esses asteroides que passam na terra e demoram um tempão para voltar??? Eles são o PlayStation, Nintendo Wii...
    O SNES É O SOL.

    ResponderExcluir
  25. É, Rwgf, mas tem pessoas mais influenciáveis...

    ResponderExcluir
  26. Bom, SNES realmente foi o marco zero de toda a invenção de games...mas axo que realmente nos faz lembrar dele era o quanto dificil vc conseguir zerar um jogo (pq alguns naum tinham passoword ou saves..) putz lembro como hj de taum irritada, tacava o controle contra a parede!!!uaeueauheahu... *.*
    E que não existiam detonados como disse alguem ai encima.. eu nunca zerei Mario qnd criança totalmente, só conseguir isso dps dos emuladores!!!
    E mais, eu por exemplo tinha 5 fitas!! =(.. então qnd minha mãe dava dinheiro ia correndo p uma locadora com meu irmão.. Eu num sei vcs, mas isso não existe mais na minha cidade!!! Puxa podia jogar todos os jogos lah..faziam-se novos amigos, era muito bommm!!!
    E hj, se eu quero eu baixo da net!!! Simples assim!!
    Então, o que quero dizer, eh q hj é muito mais fácil ter um game novo em casa, moderno, cheio de detalhes e com um detonado na mão eh simples e objetivo!!!
    A graça concerteza era o estresse e a satisfação ao msm tempo de passar de fase!!
    Me divertia muitooo!!!
    Ah, sobre a outra pergunta!!
    Sim, eu axo que lembrarão dos games de hj sim..pq são novas geraçoes, que não conhecerem o SNES e tiveram contato somente com os novos, minha irmã mais nova soh conhece super pq eu falo, mas isso num muda nada o gosto dela por the sims...
    Ah, e eu tenhu um Wii.. puxa vida.. dps SNES foi a melhor invenção.. cara jah jogaram boxe no Wii?? haja fôlego!!hahahahahh

    Finalizando o SNES vai existir apenas para as nossas gerações!!!
    O mundo é da tecnologia...

    Falei muito não neh? ;D
    única mulher???? =x

    ResponderExcluir
  27. OLA
    olha acho que ta certo o que o super mak falou ai. a pessonagens da infancia da gente que a gente ñ esquece. uma vez vi em um livro dizendo que a sucessos que são como astros...cometa, essas coisas...que passam por nossas vidas mas se vão. E a estrelas que brilham pra nos durante nossas vidas todas. bem lembrado.
    HÁ, eu tava fazemdo uma pesquisa para o super nintendo e vi o blog e ja mandei ele para os favoritos. blog D++! muito legal

    ResponderExcluir
  28. Cara nao tinha nada mais elgal do que alugar uma fita e zerar antes de devovler ou trocar de cartucho com os amigos. Mas como vc disse isso nao conta por causa do emulador. Mas acho que a palavra q define melhor o snes é "simpático". É um console do bem, todos os jogos sao no minimo agradaveis, alguns te fazem dar risadas e te fazeme squecer dos problemas. Os consoles atuais te criam emoção e tensão com jogos perigosos, violentos e tal. Mas o quê do snes era mesmo a simpatia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Minha resposta não é muito diferente do que já disseram... é o videogame que marcou o final da minha infância e a adolescência (meu irmão mais velho é da geração do Atari), e nunca esqueci das emoções que sentia ao passar uma fase difícil ou virar um jogo. Hoje jogo em emulador meio que por falta de opção, e é quase igual, mas lá no fundo fica a sensação de que falta alguma coisa.

    Além da atração pelos jogos do SNES, também conta muito o fato dos jogos atuais não serem a mesma coisa. Não se fazem mais jogos como antigamente. Já tive contato com jogos mais atuais, e me parece que é necessário um nível de envolvimento com eles muito maior do que qualquer jogo. Os jogos da geração do Doom 1 e 2 até que não eram assim (Blood, Heretic, Shadow Warrior, etc.). Mas dos Quakes e Half-Life's em diante parece que os jogos se tornaram simples demais onde deveria haver alguma complexidade, e se tornaram complexos demais onde deveriam ser simples.

    Sei que o Doom sempre foi sinistro, mas no 3 eles exageraram... Até o simples cenário do jogo já causa um certo desconforto, e o nível de prática necessária para progredir no jogo é algo que só quem tiver muito tempo disponível consegue alcançar. Não é o caso da maioria das pessoas da "geração SNES", que hoje têm família, trabalham, etc.

    Ainda acho que, com o tempo, as gerações novas também vão descobrir o SNES, nem que seja através de emulador, e vai surgir gente que ama o SNES mesmo tendo nascido muito depois que o último exemplar do console foi fabricado.

    ResponderExcluir
  30. Bom... Tenho 12 anos, mas não sei por que eu prefiro jogos antigos (Que me fazem ter uma nostalgia de uma coisa que não vivi O.o), acho que hoje os jogos tem os gráficos muito bons, só que bons até DEMAIS! Não tem tanta emoção quanto imaginar, sonhar e jogar SNES. Sei lá, acho os jogos mais divertidos, e também, são diferentes... Como é muito dito aqui, tudo é on-line hoje, não tem aquela zuação com os seus amigos, etc. Nunca tive nenhum video-game na vida, jogo no emulador, por que ainda não achei um SNES á venda... Fico pensando no meu primo de 25 anos, ele diz que era muito bom ir nos fliperamas pra jogar "apenas" 1 hora, mas que valiam mais do que 6 hoje...

    ResponderExcluir
  31. O SNES é melhor que o PS3,Xbox e o Wii juntos. Quando que os jogos desses consoles vão ter aqueles campeonatos que juntavam turma do bairro inteiro? Que a gente morria de raiva quando o infeliz do seu adversário estava ganhando a corrida no Top Gear e ainda batia na trave só para ficar com o 1º e o 2º lugar? E os campeonatos de ISSS que tinha que fazer as chaves do torneio com caneta e papel?(Ainda tem os bugs muito louco de fazer gol por fora do campo, transformar o juiz em cachorro...). Jogar Mario e Mortal Kombat então? Ou você era bom e sabia dos truques e fatality ou então nem jogava.E duvido que daqui há 20 anos, as pessoas vão lembrar do PS3, já que até lá vai ter o PS5.

    ResponderExcluir
  32. acho que o que o Koppe falou tem muito de verdade.

    acho que o maior diferencial entre o SNES (e de boa parte da safra mais antiga de jogos) é que esses jogos mais recentes te obrigam a ter um certo compromisso para com eles.

    os jogos hoje OBRIGAM você a ter que aprender a jogá-los. você não consegue mais jogar qualquer joguinho tosco de luta hoje em dia sem ter que passar horas e horas só aprendendo a jogar pra depois poder jogar de verdade.

    já os jogos de SNES não; você poderia (e pode!) começar a jogar, sozinho, com os amigos, parar, jogar de novo, tudo com muita simplicidade. e isso sem precisar de 1 milhão de botões pro jogo ser criativo e divertido. os jogos de SNES são assim: simples e criativos e acho que por isso são tão agradáveis aos públicos mais variados.

    por isso creio que esses novos games (PS3 e XBOX 360) serão esquecidos, pois serão feitos videogames novos, mais bonitos e com mais botões, combos e os infernos. já o Wii, acho que não será esquecido, pois ele é inovador e simples ao mesmo tempo. isso é uma coisa que me agrada MUITO na Nintendo: a vontade de inovar e não ficar repetindo fórmulas que dão certo até elas darem errado.

    então, parabéns não só ao SNES, mas à Nintendo como um todo.

    ResponderExcluir
  33. aah eu não sou muito velha, 13 aninhos só {: só que o SNES fez parte da minha infância tbm ^^

    Lembro muito bem de ir direto na locadora perto de casa pra aluga um monte de cartuchos: Aladin (primeiro jogo que fechei), Super Mario All Stars, Tetris Attack e Wild Guns (esse era especial, meu pai adorava e jogava comigo, acho que a gente zero ele umas 10 vezes); de ficar assoprando eles, e tbm era super cuidadosa com os jogos que eu tinha (que eram só 3 :P um campeonato brasileiro, Mortal Combat 3 e Megaman). Lembro que quando eu tinha uns 4 anos acordava bem de manhãzinha e ia jogar futebol. Nossa, adorava *O* Meu primo sempre me emprestava alguns jogos também, Donkey Kong 3 era o meu favorito, adorava quando ele jogava comigo. Enfim, lembro bem porque fiquei bastante tempo até com o Super Nintendo, todos os meus amigos com o Play 1 e eu lá com o meu SNES (: até meu pai comprar o play 1 e vender o SNES por insistência do meu irmão ):

    E realmente não acho que esses video games de agora vão ser lembrados não. Eu tenho um XBOX 360 e sinceramente, não gosto muito não =s O negócio dele é gráficos, só. Não me divirto como me divertia com os jogos de antigamente. Além de que, como já falaram, vão estar sempre inventando outros video games melhores e esses vão sendo esquecidos. Eu por exemplo não vejo mais ninguém falar do play 2, e era um video game bem caro e que todo mundo queria a algum tempo atrás.

    ResponderExcluir
  34. Sinceramente acredito que os fãs de video-game do futuro não serão como nós, que acompanhamos a evolução dos games. Partimos dos primórdios, do atari, passando pelos de 8 bits e tudo mais, onde muitos jogavam em locadoras e possuir um desses era um sonho distante. Acredito que só tecnologia, isoladamente, não cria clásssicos e acredito que muitos vão me apoiar, muitos das crianças e jovens de hoje não sentirão essa nostalgia, não dessa maneira, o SNES é um clássico insuperável, assim como mega drive, master system, nintendinho... Continuo gostandop de games, mais a febredos anos 80 e principalmente 90 não mais vai existir, fiquem certos: nós que vivemos essa era somos todos privilegiados!

    ResponderExcluir
  35. Pessoal que postou estah de parabens, todos os posts sao de qualidade imensa, adorei relembrar os tempos de locadora e de soprar as fitas. Acho que muitos que tiveram contato com o SNES e gostam de jogar ateh hoje sao felizardos e se salvaram de um mau que infelizmente toda a nova geração de viciados em games ira sofrer. O Mau do bobismo e antisocialismo. hehehe. Basta olharem para os japoneses, que estao sempre mais avançados que nos uns dez anos. Os adultos gamemaniacos de lah sao muito esquisitos, paspalhos e antisociais, alem de iniciaram uma vida sexual bem tardiamente. Por que isso acontece? Eh que os jogos de hoje nao sao mais video games, simples brinquedos que tinhamos ateh o fim da era do SNES. Os jogos de hoje estao tao perfeitos que parecem mais filmes jogados. E pra mim, filme eh filme, e game eh game. Jah imaginaram irem ao cinema assistir um filme, e sairem da sala no fim do dia sem terem visto o final? Eh inadmissivel nao eh? Mas os jogos de hoje fazem isso com a gente, logo, para verem o fim dos filmes-games de hoje, soh se dedicando durante semanas e dias a fio. Eu prefiro assim quando quero ver CG de qualidade prefiro assistir um filme. Pelo menos em menos de 2 horas tenho a certeza que vou ter chegado ao final. hehehe. A era dos 8 e 16 bits tambem durou muuuitos anos, e os games lançados eram poucos e causavam tremenda espectativa, graças as revistas das bancas e suas analises simpaticas e cheias de cores e desenhos e fotos, matavamos aulas para ir ver o jogo na locadore, encontravamos os amigos e gastavamos a grana da merenda. hoje em dia nao eh privilegio algum ter algum cartucho ou jogo, jah que com o dinheiro da sua merenda, vc compra 4 piratas do ps2, hehehe. O legal nao era soh soprar o cartucho, o legal tambem era pegar emprestado, emprestar, exibir os seus e alugar os lançamentos. Hoje em dia pra vc acompanhar tudo o que lançam para games vc tem que dedicar sua vida e tempo inteiro, antes nao, poucas horas jah satisfaziam muuuito. Eu nem cheguei a ter um ps2 e jah lançaram o 3. Imaginem, nem sei direito os jogos que tem pro 3. E quando eu for saber, jah vao estar jogando ps4. Ou seja, eh mais dificil hoje ter alguem pra comentar sobre os jogos tambem. Sem falar que antigamente vc jogava qualquer coisa, menos rpg, sabendo soh o basico do Ingles, Start, Game Over, 1 up. E pronto, jah tava pronto pra se divertir, hoje em dia, se vc nao entender o roteiro do jogo, voce perde mais da metade da diversao, portanto, ingles eh fundamental. E se vc souber ingles e aproveitar 100 porcento os jogos, vai ver que depois que zerar, nao vai encontrar muita gente pra comentar sobre o jogo. Antigamente zerar um jogo era uma sensacao boa e dava pra tirar onda com os amigos. Hoje em dia, zerar um jogo nao significa muito mais do que ver um filme ateh o final.

    ResponderExcluir
  36. Olha, sempre soube essa resposta, a questão é que antigamente não se tinham gráficos bons (pra falar a verdade os gráficos eram péssimos), então os gamers investiam no enredo, história e jogatina do jogo, "Super Mario World" foi o jogo em que eu consegui me acomodar no SNES, daí para frente soube que os videogames da Nintendo eram superiores a todos os outros, não pela questão dos gráficos (que até hoje perde para a PlayStation), mas sim pelo enredo. Hoje em dia os jogos só são investidos nos gráficos e então deixando de lado a história do jogo, que deveria ser o foco de todos os gamers, o NintendoWii até hoje tem esse "foco", quantas são as possibilidades ou modos de jogar jogos no NintendoWii, e o NintendoDS?! Dual Screen, tela sensível ao toque, microfone embutido, creio que na minha vida inteira me lembrarei do NES, SNES, N64, NDS, NWii e espero que muitas outras pessoas se lembrem desses clássicos também. Nintendo, estamos contigo para o que der e vier

    ResponderExcluir
  37. Nem fodendo.
    Do jeito que hoje em dia sai tanta porcaria pra esses video-games de última geração, é bem difícil que Play 3 e XBOX 360 deixem saudades.
    Tenho pena de ter pegado o fimzinho da era do SNES, mas até os 6 anos de idade eu assoprei os cartuchos de Mario World e Black Thorne.
    Não posso dizer que foram veeeeelhos tempos, mas foram bons. Tenho 16 anos.

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.