Publicidade

publicidade

4 de fevereiro de 2010

Romancing SaGa 3


Ano de lançamento: 1995

Produtora: Square

Gênero: RPG

Romancing SaGa 3 é um RPG que nunca deu as caras por aqui, mas no Japão, o jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo 600 mil só na primeira semana!

O que chama a atenção logo no início, é o fato de todos os personagens estarem envolvidos em uma única história, mas é você quem escolhe o protagonista. O jogo possui 8 protagonistas para você escolher, ou seja, para entender 100% da história será necessário terminar o game com todos, o que garante um bom replay.

O que diferencia esse de outros RPGs tradicionais é o fato de você evoluir "aos poucos". Por exemplo, ao acabar uma luta, o personagem pode ganhar mais HP, mais talento, ou mais força. Não há o sistema de evolução ao qual estamos acostumados.

 

Ao vencer uma batalha, o personagem recupera HP e MP automaticamente. Cada personagem começa no Nível 10. Quando ele morre em uma batalha, perde um nível. O legal é que você pode aprender novas técnicas durante as lutas.

Além dos ótimos gráficos e trilha sonora, o que mais me chamou atenção no RPG foi sua riqueza de detalhes. Os movimentos dos personagens e do cenário são tão detalhados que é impossível não admirar. Por exemplo, ao andar em locais com neve, tanto os personagens quanto os inimigos deixam rastros no caminho.

A única coisa que falta nesse jogo é uma tradução perfeita. A versão que encontrei possui todos os diálogos traduzidos, mas os menus são difíceis de ler.

Enfim, é um jogo praticamente obrigatório para os fãs de RPG. Não chega a ser tão genial quanto Chrono Trigger, mas com certeza vale a pena ser jogado. Nem que for só para admirar os gráficos e a trilha sonora.

 

Prós: Gráficos bem detalhados, ótima trilha sonora, boa jogabilidade e um alto replay.

Contras: Não tem contras, mas podia ter uma tradução 100%

Considerações finais: Um excelente RPG que não foi lançado por aqui. Com certeza vale a pena dar uma checada.



13 comentários:

  1. Eu confesso que ainda não joguei nenhum jogo dessa série, mas pela bela análise que o Alexandre fez, certamente é uma pena esse jogo só ter sido lançado no Japão.

    Os gráficos parecem mesmo serem ótimos, e essa ideia de ter mais de um protagonista parece ser bem interessante!

    Curto bastante esse negócio de inovações, até mesmo nos jogos de RPG. É bom ter opções diferentes dos RPG's clássicos.

    Enfim, parabéns novamente pela ótima análise Alexandre!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa análise do amigo Alexandre e estou gostando muito do jogo recomendo a todos e SNES CLASSICS!!!! por que clássico é clássico!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara pensei que voce tinha morrido poxa se tava muito sumido ou queria pedir uma materia do super scoupe que e a basuka do super nunca soube para que serve .....

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo é muito parecido com live-a-live

    muito bom

    ResponderExcluir
  5. Mais um tesouro dos games que ficou no Japão. Esse jogo é ótimo!

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha me deu vontade de começar a jogar agora. A idéia de jogar com muitos personagens e construir várias histórias que se entrelaçam lembra os grandes clássicos como FF3.

    O Snes clássicos é um blog que sempre gostei e que me orgulho muito em ser parceiro.

    parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. Caraca, deu vontade de jogar agora =]
    só arruma um tempinho e termina um q to jugano agora de DS ^^

    Adoro esse site ;D

    ResponderExcluir
  8. wallace, adoro o snes, tenho o console eo emulador znes, que nao me deu nenhum trabalho para instalar e funciona que é uma beleza, mas estou a fim de jogos do arcade, baixei o emu mame em varias versoes e nao deu certo, enfim vc tem esse emu pra me mandar?ou sabe de um blog tipo o seu que fale de arcade?
    meu e mail : sd2clcarina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bem que a Square podia relançar seus jogos de super nes novamente no playstation 2,mas sem mexer nos gráficos, fazer algo parecido com a SNK.

    ResponderExcluir
  10. só mesmo a square podia fazer ums graficos locos iguais a esses,só falta aquela traduçao pra deicha o rpg muito mais legal,gostaria que postace um jogo de snes que é de luta de mulheres alguem ai lembra?

    ResponderExcluir
  11. passando aqui para parabeniza-los por o blog que é o melhor de snes que tem
    e pela a materia não desistam continuem postando :D

    ResponderExcluir
  12. Joguei no ZSNES, jogue em tela cheia que o menu fica 100% legível.

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.