Publicidade

publicidade

1 de fevereiro de 2012

Super Nintendo, o console da sua vida

Quando comecei a preparar este post eu tenha uma pergunta na mente: por que me livrei do meu Super Nintendo? Não me lembro a razão exata, embora eu saiba que eu vendi para um bom amigo. Agora, enquanto escrevo isso, eu sinto falta dele.

A história é que eu passei tardes inteiras jogando com meu primo o 'Super Mario Kart', eu me diverti como nunca antes com o incrível 'Super Castlevania IV ", passei noites em claro jogando com um amigo o" Street Fighter II ". O carinho que eu mantenho com este console da Nintendo é imensa. Por que eu tinha que vender ? Só agora eu sei quanto era bom os jogos super nintendo.

Super Nintendo, um dos melhores consoles da história

Não que eu digo sobre a minha ligação com o console, não. O Super Nintendo é considerado um dos melhores consoles da historia. É um fato fácil de verificar: você teve a oportunidade de jogar com ele não precisa de mais testes e ter que ler as muitas coisas boas que foram ditas dele ao longo dos anos.

As vendas pode dizer o quanto ele foi bom : quase 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo durante seus 13 anos. É verdade que a NES passou a vender mais (61.910.000 unidades), mas o número alcançado por seu irmão mais velha ainda é excelente.

América do Norte e Japão foram os principais mercados do Super Nintendo, com 23.35 milhões unidades em território americano e 17,17 milhões no Japão.

Ele foi lançado no final de 1990 no Japão, ou seja, 21 de novembro, e se tornou um sucesso desde o início. Na verdade, a coisa era tão selvagem quanto as primeiras 300.000 unidades posto em circulação pela Nintendo e foi vendido em horas.

Mais tarde veio para a América com um design diferente do original, em agosto de 91, e depois para a Europa, onde poderíamos ter em suas mãos no mês de Abril de 1992. Para nós foi o console com o mesmo projeto que estava em seu país de origem, que é muito mais agradável do que o olhar americano, onde você olha.


Algumas especificações técnicas e acessórios

Dentro do Super Nintendo pode encontrar uma Ricoh 5A22 processador de 16 bits baseado no W65C816S Western Design Center que, por sua vez, vem do MOS conhecida 6502. Mais ou menos semelhante ao que acontece com o processador do NES, embora, nesse caso, foi de 8 bits.

O estranho é que a empresa, agora para incluir um CPU que causaria um alto custo e que pode se tornar obsoleto em poucos anos, projetou o console para que ele poderia aceitar fichas adicionais incluídas no cartucho. Desta forma os desenvolvedores podem estender as capacidades da máquina e, de fato, a lista de fichas que entrou em uso foram mais de 10 tipos diferentes, alguns deles com suas próprias variações. os jogos de super nintendo então nem se fala inigualáveis.

Quanto à memória interna veio com 128 KB de memória DRAM e foi capaz de alcançar resoluções de 512 x 239 em 512 progressivo e entrelaçado × 478. Tinha um total de 32.768 cores e oito formas diferentes para mostrar camadas com paletas de cores diferentes.

Ah, e bloco regional disponíveis para criar incompatibilidades entre diferentes conjuntos de áreas tanto fisicamente (cartuchos de diferentes maneiras) e em termos de hardware (com chip e também a diferença entre PAL e NTSC). Obviamente havia maneiras de pular as restrições, mas isso é outro assunto.

Quanto aos acessórios pode ser dito que a lista é muito extensa e variada, por isso não vamos vê-los todos. Como em posts anteriores veremos alguns deles, como Satellaview. Foi um satmódem que só começou a ser vendido no Japão em 1995 e permitiu o download do jogo (exclusiva, remakes, etc.) E outro conteúdo que possa ser armazenado em um cartão de memória que estava ligado a este acessório. Este sistema de satélite chegou a estar operacional durante cinco anos.

Também coisas como a Scope Nintendo lançou (também conhecido como Super Scope), uma arma de infravermelho de plástico. Foi bastante grande e operado por seis pilhas AA. A lista de jogos compatíveis com essa coisa não é muito extensa para dizer, pouco mais de dez títulos se prestam a ser jogado com o escopo Nintendo na mão.

O Super NES foi um sucesso para a Nintendo, tornou-se mais do que claro, então por que fazer a mudança para 32 bits, quando 16-bit máquina ainda tinha muito a dizer? Considere-se que em 1994 lançou o Playstation da Sony, por exemplo, mas o Super Nintendo já não estava vivo até 2003. Fato: no último mês e meio de 1994, um bom jogo para o console Nintendo chamado de "Donkey Kong Country" vendeu mais de 6 milhões de cópias.

Na América do Norte cessou a produção de Super NES em 1999, mas no Japão, como eu disse, continuou a produzir até 2003. Que tendo em conta o lançamento do último jogo que foi desenvolvido para o console foi em dezembro de 2000. Ou seja, o console no Japão sofreu seus últimos três anos sem receber qualquer nova versão. Senhora máquina, sem dúvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.