Publicidade

publicidade

15 de julho de 2008

RPG Maker e o SNES

O RPG Maker, criado pela empresa ASCII e atualmente desenvolvido pela Enterbrain é um programa que permite que jogadores crie seus próprios jogos de RPG com gráficos bem parecidos com os jogos do nosso Super Nintendo (Zelda, Chrono Trigger, Final Fantasy, Lufia, etc).

No programa é possível a criação de mapas, cenários, eventos e todos os elementos que vemos nos clássicos jogos de RPG. A ferramenta pode ser usada sem nenhum conhecimento de programação, com ferramentas pré-programas, prontas para serem utilizadas. Há também a possibilidade de criação - isso vem com a experiência - de personagens, scripts, etc.

O programa possui 5 versões, o RPG Maker 95, 2000, 2003, XP e o VX. Cada versão necessita de um RTP, que é um pacote de gráficos que é essencial para que o programa rode.

Em 1995 fora lançado uma versão do RPG Maker, chamado RPG Tsukūru Super Dante, para Super Famicom e depois uma segunda versão, RPG Tsukūru 2. Porém, as versões para consoles não foram tão populares assim já que era bem difícil a distribuição dos jogos. Dá para imaginar, não é mesmo?

A SNES Classics junto com o Rpg Maker Brasil desafia a criatividade de vocês! Gostaríamos muito que vocês, que gostam de jogos de RPG (principalmente os do Super Nintendo), criassem um jogo com o tema: Aquecimento Global com qualquer uma das plataformas RPG Maker. Os 3 melhores jogos terão um review aqui e será postado no maior portal brasileiro de RPG Maker.

No site RPG Maker Brasil tem o maior acervo de Tutoriais, Ferramentas, Dicas para criações de jogos.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre as ferramentas:

RPG Maker 2000
RPG Maker 2003
RPG Maker XP
RPG Maker VX


4 comentários:

  1. Correção : ASCII ateh onde eu sei eh uma tabela de caracteres , um formato. Nunca ouvi falar dessa empresa. Talvez exista mas nunca ouvi falar, pra mim sempre foi uma codficaçao de simbolos !!!
    ps.: Sim eu acho que o artigo da wikipedia sobre rpg maker esta errado !!!Faço ciencia da computacao e sempre mexi com ASCII, mas posso estar errado :D

    ResponderExcluir
  2. Correção da correçao: Entrei no site oficial do rpg maker , parece que realmente existiu ou existe essa empresa ¬¬
    Ate

    ResponderExcluir
  3. O RPG Maker foi desenvolvido pela ASCII até a versão 2000. Depois, a empresa vendeu os direitos de produção para a Enterbrain, que continuou o desenvolvimento do programa.

    ResponderExcluir
  4. cara muito loco esse concurso e esse site, mas pela mor de Deus, aquecimento global =X

    o cara que conseguir é realmente muito criativo ^^

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.