Publicidade

publicidade

6 de dezembro de 2008

Entrevista com a TEG Brasil

Como surgiu a teg Brasil?

Rubem:

Em 2004, surgiu na internet uma rom de Ronaldinho Soccer 98 feita por um fã do jogo, com nomes de jogadores de 2004, (somente os nomes), o restante era tudo igual. Muito se falou sobre aperfeiçoar, colocar narração do Galvão Bueno, etc. Mas nada se fez... Porem, eu comecei a me interessar e tentar aprender como editar os nomes dos jogadores, em 2006, até o fim daquele ano consegui aprender e descobrir muita coisa por conta própria. Em 2007, o Edílson Jr, apareceu disposto a ajudar, e desta parceria, mais tarde surgiria o Futebol Brasileiro 2007, uma revolução em comparação com a rom de 2004 que tinha somente a tradução de nomes de jogadores. Em conseqüência nascia a TEGBrasil, nome inspirado na famosa TEGPeru que supostamente criou os hacks de jogos de futebol para Super Nintendo.

Como foi para vocês a repercussão do Futebol Brasileiro 2008?

Rubem:

O FB2007 já tinha sido uma grata surpresa, com um grande número de downloads, afinal de contas, nem o mais otimista esperaria 4 mil downloads já no primeiro remake. Porem as críticas também apareceram, algumas até maldosas. Mas em 2008 veio nosso terceiro remake, o FB2008, fizemos muitas melhorias, e desta vez foram cerca de 12 mil downloads, divulgações em muitos sites da área, um grande sucesso, almejado mas também inesperado, já que o ISSDeluxe não havia tido nem a metade de sucesso do FB2007.

E o Futebol Brasileiro 2009? Tem alguma previsão?

Rubem:

Em 2009 estaremos lançando o Libertadores Classic 2009, nos mesmos moldes do FB2008, mas com um jogabilidade nova. Levando-se em conta que a Teg não tem um número fixo de editores\ajudantes, um FB2009 ainda não está nos planos para 2009. Mas não descartamos a possibilidade.

E, a Teg Brasil só faz mods de jogos de futebol?

Rubem:

Já são 4 jogos de futebol, é nossa especialidade, dominamos a edição deste jogo (até mais que a extinta TegPeru).
Mas temos projetos em outras áreas, como : Top Gear Racing e o Fórmula1 2009.

Quais são as chances de vocês, por exemplo, fazer um mod de um jogo de luta?

Rubem:

Sabemos que já existem vários mods de Mortal Kombat, ferramentas para outros jogos de luta. Mas se não lançarmos remakes de futebol todo ano, estaremos fechando portas.
Não sabemos especificamente qual seriam as novidades que poderíamos tentar fazer em um mod de jogo de luta... nos dêem idéias, obrigado.

Qual é a dificuldade de fazer um mod/hack desses?

Rubem:

Quando você aprende o básico, você vai evoluindo na área do romhacking, mas não é em uma semana, nem em um mês que você vai conseguir fazer hacks. Mas existem jogos como os do Mario que tem programas específicos (fáceis) para editar o determinado jogo. Os jogos de futebol, talvez sejam os mais difíceis, fazer uma tradução é uma coisa... mexer em textos, gráficos, paletas e sons, sem programas específicos é complicado...

Ao todo, quem integra esse super time de programadores?

Não temos ainda uma equipe fixa... por enquanto eu (Rubem), Edílson Jr, e editores que ajudam na maioria dos remakes : Marcos Allan, Joezito, ect.


5 comentários:

  1. eles podiam fazer um jogo de luta misturando varios pesonagens (tipo mugen). essa ideia é meio loka, se pa nem da pra faze isso, mas do jeito q esses caras sao fera ne, sei la
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Imagina só um jogo de luta com os personagens principais do super nintendo. Seria um sucesso :D

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter o Mario,Sonic,Link,Megaman,Metroid, Fox,e outros ícones do snes (tirando o sonic) etc ia ser muito fera. =)

    ResponderExcluir
  4. Putz, um top gear 4000 seria MUITO ANIMAL

    ResponderExcluir
  5. podia ter donkey kong 4

    ResponderExcluir

Cada comentário é responsabilidade de seu autor. O dono do blog não se responsabiliza pelos comentários. Cada comentário será analisado para ser aprovado. Não poste link para ROMS aqui, o blog SNES Classics é um blog de referências e análises. O Google está aí para isso.

Ajude o blog adicionando comentários pertinentes e relevantes.

- Super Wallace.